O Marés Vivas volta ao Antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia, de 14 a 16 de julho. Quer saber se ainda existem bilhetes? Como chegar ao recinto? Quais são os métodos de pagamento disponíveis? E que artistas estão presentes na 15ª edição do festival? Encontre as respostas neste guia prático.

O que é?

O Festival Marés Vivas é um festival de música de caráter urbano que cumpre este ano a 15.ª edição. Começou no ano 1999, no Porto, e passou, depois disso, para Gaia, onde se mantém até hoje.

Pelo festival já passaram ao longo da sua história artistas como Elton John, Bryan Adams, Sting, MIKA, The Cranberries, Xutos & Pontapés, Orelha Negra, Ornatos Violeta ou Rui Veloso. Mesmo com um grande registo de nomes da música internacional, o Marés Vivas dá palco a artistas portugueses, tendo o foco apontado ao público português.

Quando é?

O festival costuma ter uma duração de três dias. Este ano, o Marés Viva acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho

Onde é?

Já passou pela praia do Cabedelo e pela Antiga Seca do Bacalhau. Este ano, o Marés Vivas volta ao espaço do ano passado: o Antigo Parque de Campismo da Madalena. Segundo a organização, os elogios dos festivaleiros, no ano passado, e a dimensão do recinto são as principais razões para a escolha. 

Qual é o cartaz deste ano?

Os três dias de festival, incluem artistas para vários gostos. No primeiro dia (14), exclusivamente dedicado à música nacional, os Da Weasel são, entre os fãs, a atuação mais esperada. Slow J, Quatro e Meia e Jorge Palma também atuam no palco principal.

No sábado, J Balvin, artista colombiano conhecido por êxitos como “In da Getto” e “Bum Bum Tam Tam”, é a principal atração. Pablo Alborán também é outro dos artistas mais esperados. A música e a animação em língua portuguesa continuam com Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco e Cláudia Pascoal.

Os Black Eyed Peas são o grande nome do último dia do MEO Marés Vivas deste ano. O grupo norte-americano levará os festivaleiros numa viagem pela música pop, revisitando os temas que os tornaram célebres, como o icónico “I Gotta Felling”. Os The Script, banda de rock alternativo irlandesa, também prometem um concerto emotivo. Os artistas estiveram em Portugal em novembro e este é o primeiro concerto em solo nacional desde a morte do guitarrista e co-fundador da banda, Mark Sheehan. Fernando Daniel e Xavier Rudd também integram a programação do dia 16.

Quais são os horários?

A organização também já revelou os horários para os três dias do festival, em todos os palcos do certame.

Há mais palcos para além do principal?

Sim, são cinco palcos no total. O Palco Meo é o palco principal. O Moche Stage será o palco secundário. Por lá vão passar artistas como DJ Ride (14), Karetus (15) e Kappa Jota (16), entre outros.

Há ainda o Palco Coca-Cola, por onde vão passar bandas de garagem, e o Palco Sapo Comédia que volta a ser uma aposta da organização. Eduardo Madeira (14), Hugo Sousa (15) e Fernando Rocha (16) são algumas das apostas.

Por último, o Palco Roda de Samba, que se repete depois da estreia de há um ano. “Teve um sucesso incrível e este ano vai contar com algumas surpresas muito interessantes. É um palco que vai ter especial atenção”, disse ao JPN o diretor do festival, Jorge Lopes, na antecipação do evento.

A Orquestra Bamba Social, com a sua formação roda de samba, atuará num palco de 360°, onde o público se funde com a banda. Segundo a organização, o coletivo vai atuar nos três dias do festival, “em dose dupla (tarde e noite), e com a participação de convidados especiais.” 

Ainda há bilhetes?

Sim, ainda existem bilhetes diários à venda para o dia 15 e 16. No entanto, segundo a organização, os passes gerais (que tinham o custo de 90 euros) e o bilhete diário para o dia 14 já se encontram esgotados.

Os bilhetes diários custam 45 euros e podem ser adquiridos nas Lojas MEO e na plataforma online MEO Blueticket.

Não é permitida a entrada a crianças com menos de 6 anos. A partir desta idade, há lugar ao pagamento de um bilhete normal.

Como está organizado o recinto?

A organização do Marés Vivas divulgou esta quinta-feira o mapa do recinto. É em tudo semelhante ao do ano passado, com o acrescento do Palco Coca-Cola.

Como chegar?

Quem pretender utilizar o autocarro para chegar ao antigo Parque de Campismo da Madalena pode apanhar a linha 33 (4 Caminhos – Madalena – Oliveira do Douro) da Espírito Santo ou a linha 906 da STCP, saindo na paragem “Cerro”. 

“A partir das 17h00 de sexta-feira, sábado e domingo, a linha 906 (Trindade-Madalena) terá a sua frequência aumentada, com viagens aproximadamente de 15 em 15 minutos a partir da Trindade“, refere a STCP.

A mesma frequência acontece no regresso, a partir das 23h30 de sexta, sábado e domingo.

“O horário desta linha será, igualmente, alargado até às 3h00 nas madrugadas de sábado, domingo e segunda-feira, oferecendo viagens a partir do recinto do festival em direção à estação de São Bento, no Porto, ficando assim assegurada a ligação à Rede da Madrugada da STCP”, acrescenta a operadora.

A empresa informa ainda que, após a paragem “Cabine”, já nas proximidades do festival, por causa dos condicionamentos de trânsito previstos, “a linha 906 fará um percurso mais curto e direto até à zona de entrada do evento, mantendo de seguida o serviço habitual na zona da praia da Madalena.”

Para quem prefere andar de metro, pode apanhar o metro em direção a Santo Ovídio, na linha amarela, e sair em General Torres, onde há ligação com a linha 906 da STCP.

Também é possível apanhar, em General Torres, o comboio para Aveiro e sair na estação da Madalena, mas até ao recinto são ainda 20 minutos de caminho.

À semelhança de edições anteriores, os festivaleiros terão também a possibilidade de usar o sistema de boleias que este ano é patrocinado pela Hyundai, que terá vários pontos de recolha espalhados pela cidade. 

A Hyundai é parceira do festival este ano. Pela cidade, será possível encontrar alguns pontos de recolha e os festivaleiros poderão ser levados de forma gratuita e segura até ao recinto. As informações sobre os pontos de recolha estão disponíveis no site oficial do Marés Vivas 2023 e nas redes sociais da Hyundai Portugal. 

Posso fazer compras com dinheiro no recinto?

À semelhança de festivais como o Primavera Sound e de grandes eventos como a Queima das Fitas do Porto, a nova edição do Marés Vivas pretende adotar um sistema cashless. A compra através de numerário não é possível e os meios de pagamento à disposição são Multibanco e MBWay. Quem levar dinheiro para o recinto pode trocar por um cartão nos postos devidamente identificados e espalhados pela área do festival. Existem dois ATM’s disponíveis

Que objetos serão proibidos à entrada?

Por razões de segurança e conveniência, a organização proíbe a entrada dos seguintes objetos no recinto:

  •     Objetos perigosos (canivetes, qualquer tipo de arma, correntes)
  •     Garrafas de plástico com tampa
  •     Latas
  •     Máquinas de filmar/fotografar profissionais
  •     Caixas de comida
  •     Bebidas alcoólicas 
  •     Capacetes
  •     Objetos de vidro

O que posso comer dentro do festival?

Existe uma zona reservada para a restauração, chamada de Food Court. Mais uma vez, todos os pagamentos serão feitos via cashless. Aqui será possível encontrar algumas variedades de comida, principalmente comida de rua e fast-food.

E que outros serviços/motivos de interesse posso encontrar lá dentro?

A segurança e o bem-estar dos festivaleiros são duas prioridades, de acordo com a organização do festival. Pelo recinto, será possível encontrar serviços como a Polícia e cuidados médicos.

Para além disso, o diretor do festival, Jorge Lopes, assegura que será possível encontrar algumas surpresas durante o evento e que “a criação de boas recordações” está assegurada. 

Há condições especiais para pessoas com mobilidade reduzida?

Não há, nos canais oficiais do festival – redes sociais ou site – informação disponível sobre este tópico.

Quais as previsões meteorológicas esperadas para estes dias?

É possível que caia alguma chuva durante o festival. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há 52% de probabilidade de aguaceiros ligeiros durante a noite de sexta-feira (dia 14) e durante a manhã de sábado (dia 15). 

 No entanto, esta chuva não deverá ser intensa e o calor deverá fazer-se sentir. Nos dois primeiros dias (dias 14 e 15), apesar da possível chuva e do céu nublado, as temperaturas máximas chegam até aos 25ºC e as mínimas não descem para lá dos 16ºC. O IPMA indicou até que há risco elevado de exposição ultravioleta, recomendando a utilização de óculos, protetor solar e chapéu.

 No último dia (dia 16), não há previsão de chuva e as temperaturas baixam ligeiramente, podendo fazer-se sentir até algum frio, no final da noite, com as temperaturas mínimas a chegarem aos 13ºC.

Editado por Filipa Silva