Começou como um “acto de resistência” da arte na cidade do Porto e na primeira edição, em 2008, acabou por encher a sala do Passos Manuel durante quatro noites. Trata-se de um festival de performances completamente às escuras, em que, em cada espectáculo, actuam sete artistas de diferentes áreas. “1 artista = 1 euro” é o mote do festival que serve como informação para o público e também como incentivo ao apoio da arte no Porto.

“A ideia surgiu como uma metáfora à inexistência de política cultural por parte da autarquia da cidade do Porto”, conta Sérgio Marques, um dos membros da organização do projecto, ao JPN. A divulgação do festival TELL é feita através de maçãs que são distribuídas como flyers comestíveis e de quadros negros espalhados pelas estações de Metro.

Este ano, o evento conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, o que, no entanto, não significa que os artistas possam ser “considerado subsidiodependentes”. “As pessoas têm que perceber que quando um espectáculo é subsidiado pelo Ministério da Cultura, o que fica mais barato é o bilhete para o público”, explica.

Cristina Bacelar, cantora, faz parte do grupo de 35 artistas que participam nesta edição. Aceitou “com agrado” o desafio de apresentar, pela primeira vez, a sua obra no escuro, mesmo fugindo ao que normalmente faz em termos de espectáculo. “Acho que estas iniciativas são sempre de louvar porque são inovadoras”, entende. Na sua actuação interpretou músicas do José Cid, “brincando com a voz e homenageando o músico”.

Sérgio Marques garante que o facto do espectáculo se realizar às escuras é “só mais um obstáculo para o artista e é aquilo que torna o festival diferente e original”. O TELL tem, por isso, também o objectivo de provocar o artista e valorizar a sua obra.

O próximo espectáculo tem lugar no Cinema Passos Manuel no dia 15 de Outubro, sexta-feira, às 22h00. Em palco estarão Igor Gandra, Vera Mantero, Adolfo Luxúria Canibal, Ricardo Alves, Sónia Amen, Ana Madureira e Filipe Taxas.