Entre os dias 8 e 14 de novembro, Espinho vai receber o Festival Internacional de Animação CINANIMA, que celebra este anos a sua 34.ª edição.

A competição, que se divide, como habitualmente, em diversas categorias nacionais e internacionais, conta este ano com 71 obras, que perfazem mais de oito horas de cinema de animação. Durante a fase de selecção, diz a organização em comunicado, foram recebidos mais de 700 filmes, conduzindo a um aumento nos filmes seleccionados, que este ano chega às 58 obras.

A presença portuguesa no certame também aumenta, com a participação de cinco filmes, mais um que no ano passado. Ao todo, 28 países disputarão os diversos prémios a concurso, sendo que a França e o Reino Unido são os mais representados no certame.

Entre os prémios nacionais, recorde-se o de Jovem Cineasta Português, atribuído a crianças e jovens até aos 18 anos.

Para além da competição, também haverá espaço para dois workshops de animação livre, orientados por Nelson Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Viseu.

As competições terão lugar no Centro Multimeios de Espinho, enquanto que os workshops e exposição estarão patentes no Fórum de Arte e Cultura e na Junta de Freguesia de Espinho.