Depois de projectos como a “Música na Rua” e “Interferência na Cidade“, a S.P.O.T (Sociedade Portuense de Outras Tendências) organiza, de 25 a 27 de Novembro, o Workshop Contentor Interferido no espaço Lófte na Rua dos Caldeireiros.

Numa cidade em constante recuperação, o workshop tem como objectivo intervir artisticamente num espaço público, utilizando como suporte um contentor de obras. Conforme se pode ler no programa [em PDF], a S.P.O.T pretende assim que o contentor “possa representar o esforço que a cidade está a fazer em voltar a ser de novo uma cidade interessante e cheia de actividade”.

Em declarações ao JPN, a coordenadora do projecto, Ana Neto, afirma que a actividade surge com o intuito de “abordar um tema que ainda não foi explorado – o tema das obras”. “Com a reabilitação, o Porto anda em obras desde sempre, o que é bom. As ferramentas que são utilizadas podem ter outra utilidade.”

Oliver Bishop-Young no Porto

Este projecto já foi levado a cabo com sucesso noutras cidades como Londres e Barcelona pelo conhecido designer Oliver Bishop-Young, que também marca presença no primeiro dia da iniciativa.

“Ele é o criador dos contentores interferidos. Foi ele o artista que noutras cidades transformou os contentores em piscinas, hortas, half pipes… Ele é o mentor deste projecto e nada faz mais sentido do que chamar o criador ao Porto para que ele possa trabalhar com pessoas do Porto e mostrar a sua arte.”

Este workshop é essencialmente dirigido aos licenciados, mestres e doutores na área criativa e profissionais do sector das artes do espectáculo. Só existem 20 vagas e custa 55 euros. “As expectativas são óptimas e estamos mesmo a pontos de esgotar. Temos pouquíssimas vagas”, alerta Ana Neto.