Em 1911 foi fundada aquela que é, actualmente, a maior Universidade de Portugal. O 100.º aniversário da instituição fazem-se acompanhar por vários eventos culturais e académicos. Na madrugada de terça-feira, 22 de Março, pelas 00h01, inicia-se a “Serenata Monumental”, na emblemática Praça dos Leões. Contará com a presença e os acordes do Orfeão Universitário do Porto, que este ano completa 99 anos.

Durante a tarde da próxima terça-feira, o Salão Nobre do Edifício Histórico da UP vai contar com várias personalidades e representantes da instituição e, ainda, com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, na Sessão Solene do Centenário. Eduardo Lourenço é o orador convidado.

Ainda na 3ª feira, o Coliseu do Porto será palco de um concerto de música sinfónica portuguesa, com a Orquestra do Norte dirigida pelo maestro José Ferreira Lobo. Os bilhetes estão à venda no Coliseu do Porto e o preço varia entre os 10 e os 25 euros. Membros da UP têm um desconto de 10%.

Já a 24 e 25 de Março, a comunidade académica é convidada a juntar-se, na Faculdade de Engenharia da UP, às “Conferências do Centenário”. São quatro sessões em que se vai debater a UP em quatro vertentes. “Saberes e Territórios” é o tema inicial.

As “Conferências do Centenário” pretendem ser um espaço de discussão dos desafios e objectivos da UP, mas também uma reflexão sobre alguns momentos que constituem o passado da instituição da cidade do Porto.