A 15 de Abril, o Espaço Maus Hábitos recebeu, pela segunda vez, as conferências Ignite. Informais, com temas audazes e, sobretudo, rápidas, as apresentações levaram o riso, a curiosidade e a boa disposição ao público.

Promovidas por um grupo de voluntários de vários cantos do país, o Ignite levou inovação, criatividade, tecnologia e visão. Tudo isto ao longo de 20 slides, sendo a palavra de ordem “ignição”. “Inspira-nos e façam-no rápido” é o pedido que a organização faz aos oradores.

Nesta edição, o Ignite agregou-se às Switch Conference, que decorreram a 16 e 17 de Abril. Pela sexta vez na Invicta, o Ignite trouxe uma novidade: o abraço Ignite. Quando uma voluntária introduz o momento do “abraço Ignite”, o burburinho é geral e todos se levantam e abraçam. Aliando o evento às redes sociais, o Ignite foi acompanhado via Twitter pelos seus participantes que, munidos de várias tecnologias, iam reportando o que viam nos Maus Hábitos.

“Causar Ignição” é o objectivo do Ignite. O evento teve início às 19h30 e terminou às 22h00. A meio, o característico “beer-break” foi um acessório para as conversas do intervalo em que os participantes trocavam ideias com os oradores.

Tudo muda em 5 minutos

O cronómetro funcionava em cada uma das apresentações. A fala dos oradores era rápida e as ideias condensavam-se no pouco tempo que tinham disponível. Inês Silva iniciou as Conferências Ignite com o tema “Falhar”. A jovem causou ignição com este tema, dizendo que “tentar é o primeiro passo para falhar, mas também é o que nos pode levar ao sucesso”.

Narciso Moreira veio de Braga para mostrar a sua posição quanto ao empreendedorismo. Para o orador, todos possuímos várias competências técnicas e transversais que nos levam a uma tomada de atitude. Narciso afirma que “não basta haver empreendedorismo, é necessário haver também educação”.

As redes sociais podem expôr demasiado a vida privada dos seus utilizadores. Daniel Pereira fala da melhor forma de utilizar estas redes. O orador abordou conceitos como rigor, consciência e sinceridade, mostrando a relevância de criar um objectivo quando se utiliza uma rede social da internet.

A anteceder o “beer-break“, Joana Castro falou do seu lema de vida: “feel the bit, be the power”. A jovem partilhou com a audiência as várias fases da sua vida, os objectivos a que se propôs e aqueles que traçou para o seu futuro, todos eles orientados pelo seu lema de vida.