A chave é a música. Para expressar uma atitude, para fazer o público sentir uma emoção através do movimento. No Dia Mundial da Dança, a 29 de Abril, a 7.ª edição da Eurobattle abre o palco de batalha para que cerca de 600 bailarinos nacionais e internacionais lutem ao ritmo do Funky Styles, Bboying e do New School.

Única e de prestígio mundial, a Eurobattle 2011 irá reunir, no CACE Cultural do Porto, até ao próximo domingo, bailarinos de 16 países que partilham a mesma paixão: dançar para dar vida aos movimentos que se adaptam espontaneamente à realidade do momento.

As modalidades em competição são o “bboying, bgirling, locking, popping e newschool”, que serão avaliados por uma equipa de juízes vindos de diferentes partes do Mundo. O painel será constituído por Salah e Saji, de França, por Khan, da Coreia do Sul, por Alien Ness, dos Estados Unidos da América, por Yan All The Most, da Rússia e pelo Momentum Crew, de Portugal.

“Não precisam de viver a cultura hip hop para gostar de brakedance, popping e locking”

Max Oliveira, membro do grupo de bboying Momentum Crew, conta que as “expectativas para este ano são altas” e destaca que, nos últimos sete anos, tem havido uma “multiplicação do número de participantes e do número de expectadores”. Para a edição deste ano, a Eurobattle espera receber cerca de 3 mil espectadores.

Apesar da cultura urbana do hip hop ser acompanhada por um nicho específico de apreciadores, Max Oliveira destaca que, nas Eurobattles, “o público é misto” e que cada vez mais é apreciada por “pessoas que gostam de ver boa arte e um bom espectáculo de entretenimento”.

O b-boy conta que existem muitas pessoas que “não precisam de viver a cultura hip hop para gostar de breakdance, popping e locking”. Pelo contrário, refere que isso “é susceptível de ser apreciado por qualquer crítico de arte urbana que possa assistir boa arte e disfrutar disso”.

Dançar para ser o melhor

A Eurobattle 201 conta com prémios entre os 10 e os 15 mil euros no total, que serão distribuídos pelas diferentes modalidades em competição.

No evento estarão presentes importantes promotores internacionais que procuram novos talentos aptos para participarem em outras competições. “Esta competição tem os maiores promotores do Mundo. Portanto, quem vencer ou ficar bem qualificado será convidado para outros eventos semelhantes e pode voltar no próximo ano para defender o seu título”, destaca Max Oliveira.