O Porto Forward é um movimento que pretende aproveitar um fim-de-semana prolongado em Portugal e Espanha e a celebração do São João para atrair pessoas ao Porto e ao Norte. O objectivo da organização é “recrutar embaixadores que promovam o Porto e o Norte” e consigam chamar turistas e visitantes. O mote é o São João, mas já estão a ser pensadas outras ocasiões, como as vindimas do Douro ou as compras de Natal na Baixa, para pôr este movimento a funcionar.

Qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, pode ser embaixador. O importante é ter vontade de “promover o Porto e o Norte” e convencer as pessoas a aderirem à iniciativa. Patrícia Costa, criadora do Porto Forward, refere que os objectivos são “levar as pessoas à acção, recrutar embaixadores e atrair turistas e visitantes o mais possível”.

Na opinião da criadora, o movimento vai levar mais pessoas a dirigirem-se à cidade e a “considerar o Porto como destino de escapada”. Patrícia Costa diz que a iniciativa vai ser o “mote para que aconteçam actividades diferentes”. O Porto Forward dá o motivo e os meios de promoção, esperando que “as pessoas façam acontecer”.

Através do site, o Porto Forward divulga que, com esta iniciativa, se pretende criar “um movimento viral, coordenando os esforços de todas pessoas dispostas a promover o Porto e Norte com o seu cunho pessoal, dinamizar geradores de actividades que mostrem o potencial da região e atrair turistas e visitantes”.

A iniciativa está a ser divulgada online, através do website, das redes sociais e em actividades de rua, que vão sendo difundidas pela organização. O objectivo do movimento não é fazer concorrência aos portais de turismo, mas ser um “primeiro ponto de contacto virtual com o Porto e o Norte”. “Queremos ganhar a massa crítica e focarmo-nos em acções sempre concretas”, conclui Patrícia Costa.