A "Conferência do Norte" continuou durante a tarde desta sexta-feira, na Casa de Serralves. Em destaque estiveram o estado da cultura e a maior atenção dada à capital, em detrimento da região nortenha.

A falta de apoios do país à Cultura e a centralização de várias áreas na capital portuguesa foram temas fortemente criticados na tarde desta sexta-feira, na Casa de Serralves, num conjunto de conferências que compuseram o evento “Portugal com Norte”, destinado à comemoração dos 20 anos de emissões da TSF a partir da cidade do Porto.

“A Cultura merece ser tratada como outras áreas”, referiu o cantor Pedro Abrunhosa, presente na conferência destinada a esta temática. O compositor mostrou-se insatisfeito em relação à inexistência de um ministério da Cultura com o novo Governo e teceu, ainda, duras críticas à Câmara Municipal do Porto. “A Câmara Municipal do Porto limita-se a gerir semáforos. Confunde Cultura com lazer. Não podemos esperar grandes apoios”, contestou.

Balanço positivo dos 20 anos da TSF – Porto

Desde 1991 que a TSF tem produção própria a partir do Porto. O director da estação radiofónica revelou-se muito satisfeito pelo 20.º aniversário de emissões a partir do Norte do país e enfatizou o facto de ser essa a região com maior audiência a nível nacional. “Foram 20 anos de sucesso. A nível informativo, mudámos a rádio”, revelou Paulo Baldaia ao JPN.

Neste debate, que contou também com a presença do director da Fundação de Serralves, João Fernandes, falou-se da Cultura usada como bandeira político-partidária nas autarquias e da falta de uma relação entre o Estado e as regiões no sentido de uma estratégia cultural comum e de divulgação do que se passa no país. O responsável pela fundação anfitriã do “Portugal com Norte” referiu que é necessário ainda “criar condições de habitabilidade para os artistas” em cidades como o Porto, que têm imensos espaços disponíveis para eventos. “Pensar que, numa crise económica, a Cultura deve ser dispensada é um grave erro”, rematou.

“As pessoas do Norte são as que mais depressa se esquecem do Porto”

O desporto figurou também no evento organizado pela TSF. Marcaram presença, neste painel, Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto e António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga.

“O Norte tem líder?” foi uma das questões colocadas pelo moderador Manuel Tavares, director do “Jornal de Notícias”. “Quando se diz que ‘o Norte não tem líder’, o que se quer dizer é que as pessoas do Norte, quando chegam a Lisboa ao poder, são as que mais depressa se esquecem. Temos de saber que somos um país de acomodados”, respondeu Pinto da Costa.

Acrescentou ainda que a privatização da ANA e da TAP seria uma mais-valia para o Porto, dado que, caso tal se verifique, haverá mais voos directos a partir dessa cidade e não a partir da capital, deixando de haver uma “preocupação” com a centralização.

Já o presidente do SC Braga falou da marca que o clube minhoto hoje em dia representa e do reconhecimento que tem a nível internacional.

“Ir buscar alguém do Porto, porque é do Porto e é diferente, é fantástico”

O empreendedorismo foi também referido no evento. Na conferência intitulada “Marcas do Norte” estiveram presentes o arquitecto Alexandre Alves da Costa e Fernando Guedes, um dos fundadores da Sogrape, empresa de vinhos portugueses. A ideia de que é necessário ter um espírito empreendedor e vingar pela diferença ficou patente foi defendida pelos dois convidados. “A nossa grande qualidade é a diferença. Ir a Portugal ao Porto e ir buscar alguém porque é do Porto e é diferente é uma coisa absolutamente fantástica”, referiu o arquitecto.

As comemorações dos 20 anos da TSF no Porto continuaram com uma emissão especial do “Governo Sombra”, programa protagonizado por Carlos Vaz Marques, Ricardo Araújo Pereira, João Miguel Tavares e Pedro Mexia, transmitida em directo da Casa de Serralves e com uma festa com convidados ligados à estação radiofónica.