A inauguração da Estação de Santo Ovídio, marcada para amanhã, sábado, foi cancelada. Em comunicado enviado às redações, a Metro do Porto garante que tal cancelamento acontece “por motivos que são totalmente alheios” à empresa e “na sequência de indicações por parte da Secretaria de Estado dos Transportes”.

No entanto, a “Estação de Santo Ovídio abrirá ao público e entrará em operação comercial regular amanhã”, garante a Metro do Porto. O funcionamento normal da estação deverá começar logo a partir das seis da manhã.

A Câmara Municipal de Gaia (CMG) já se manifestou a favor do cancelamento. Em comunicado, a CMG refere que a decisão é “adequada à época de austeridade” que Portugal atravessa, especialmente tendo em conta que a obra agora inaugurada foi “marcada por excessos despesistas”. Mesmo assim, o presidente da CMG, Luís Filipe Menezes, “solidário com a decisão de cancelamento”, vai visitar a Rotunda de Santo Ovídio amanhã.

A inauguração estava marcada para este sábado, às 10h30, e contaria com a presença dos autarcas do Porto e Vila Nova de Gaia.

Esta é a primeira estação subterrânea em Vila Nova de Gaia, sendo, igualmente, a primeira de toda a linha metropolitana a implementar o novo sistema de identificação de cores para daltónicos. As obras arrancaram em novembro de 2009.

Notícia atualizada às 15h07 de 15 de outubro de 2011