Um abaixo-assinado, feito por diversos estudantes da Universidade do Porto (UP), será entregue na Câmara Municipal do Porto (CMP) no próximo dia 15 de dezembro. Em causa está o fim do passe escolar “Sub 23”. Como forma de protesto contra esta decisão, os estudantes prometem, ainda, um flashmob para a próxima terça-feira às 18h00, a ter lugar junto à estação da Trindade.

Segundo a Agência Lusa, o abaixo-assinado pretende exigir ao Governo que o passe seja mantido, pois facilita a mobilidade dos estudantes. “O passe escolar é uma necessidade e um direito dos estudantes”, garantem, no abaixo-assinado.

Este documento, que será entregue na CMP às 16h30 de dia 15, é dirigido ao Ministério da Educação e foi inicialmente pensado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A ideia, no entanto, é apoiada por diversas faculdades portuenses. Entre as associações mobilizadas estão o Belas Artes Movimento Unitário (da FBAUP), o Movimento de Intervenção em Letras (da FLUP), o Movimento de Engenharia (da FEUP) e o Grupo de Intervenção em Ciências (da FCUP).

O passe escolar “Sub 23” foi lançado pelo anterior Governo e oferecia 50% de desconto no preço do passe aos estudantes, para as suas deslocações entre casa e a faculdade.