Foi a 24 de dezembro de 1906 que Reginald Fessenden fez história ao ser o primeiro a dar voz à rádio. Hoje, dia 13 de fevereiro de 2012, mais de cem anos depois da primeira transmissão da telefonia sem fios, é comemorado o primeiro dia mundial da Rádio.

A proposta foi apresentada pela Academia Española de La Radio e aprovada pelo Conselho Executivo da UNESCO a 19 de outubro de 2011. A data, 13 de fevereiro, foi escolhida devido à importância histórica do dia para a rádio (neste dia no ano de 1946 foi criado o United Nations Radio).

O evento também é comemorado em Portugal com um programa que junta estudantes, investigadores e profissionais da área. A partir das 16h00, o espaço Atmosphere Lounge, em Lisboa, recebe debates sobre a “rádio como meio social”, sobre a “investigação da radiodifusão em Portugal”, uma tertúlia sobre o passado e o presente radiofónico e, ainda, uma série de DJ battles.

Os eventos que celebram o Dia Mundial da Rádio, em Portugal, são organizados pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa, através do núcleo de investigadores de Comunicação e Media do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP).