O objetivo do ciclo não podia ser mais atual: debater “questões relativas à cidadania, emprego, ensino superior e políticas de juventude”. O “Ciclo de Conferências: Cidadania e Políticas de Juventude” tem início esta quarta-feira, 22 de fevereiro, e prolonga-se até 24, sexta-feira, dividindo-se entre a sede da Federação Académica do Porto (FAP), na rua do Campo Alegre, e o Campus da Foz da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

O primeiro momento deste ciclo começa às 21h30 de quarta-feira, na sede da FAP, e está subordinado ao tema “Emprego Jovem: a Internacionalização como desafio e oportunidade”. O reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, os deputados Duarte Marques (PSD) e Pedro Delgado (PS), e o ex-deputado José Soeiro (BE) e o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Vladimiro Feliz, são as personalidades políticas convidadas.

Já no Campus da Foz da UCP, a 23 de fevereiro, pelas 21h30, a mesa redonda prevista falará sobre “Cidadania Europeia”. Nuno Melo, deputado ao Parlamento Europeu, Joana Barata Lopes, deputada à Assembleia da República, e Rosário Gambôa, presidente do Instituto Politécnico do Porto, vão marcar presença.

No último dia, sexta-feira, o ciclo de conferências regressa à sede da FAP, mantendo o horário para as 21h30. O debate será sobre “Ensino Superior e políticas de juventude” e a discussão gerar-se-á entre os deputados Rita Rato (PCP) e António Leitão Amaro (PSD), e os presidentes da JP e JS Distrital do Porto, Miguel Pires da Silva e João Torres, respetivamente. O painel de oradores fica completo com o bloquista Miguel Heleno.

Ao longo de 2012, a FAP pretende dar continuidade a este ciclo de conferências e já está prevista a realização de um outro, sobre Ciência e Inovação, em data a divulgar.