A Universidade do Porto (UP) está cada vez mais internacional. 3465 estudantes e investigadores, de 98 nacionalidades, vão frequentar a universidade este ano, representando cerca de 11% da totalidade do corpo estudantil.

Mais de 1500 jovens apresentam-se na UP ao abrigo de programas de mobilidade estudantil ou de acordos com outras universidades. 1906 participam em investigações ou escolheram a UP para fazer mestrado ou doutoramento.

A maioria dos estudantes chega de Espanha ou Brasil, mas existem alunos um pouco de toda a parte: Tailândia, Nicarágua, Cazaquistão, Quirguistão, Somália ou Vietname são apenas alguns dos locais de origem de alguns alunos.

Segundo um inquérito realizado pela universidade, os estudantes estrangeiros escolherm a UP “pela qualidade de ensino, reputação”, ou seguindo a “recomendação de professores ou de colegas” que já estiveram por cá.

A cerimónia de boas-vindas aos estudantes em programas de mobilidade internacional acontece na quinta-feira, dia 1 de março, na reitoria da UP, pelas 17h00.