A Universidade do Porto (UP) inaugurou hoje, quinta-feira, o seu novo pavilhão desportivo. O recinto situa-se no polo da Asprela (junto à Faculdade de Engenharia), é aberto a toda a comunidade académica e destina-se à prática de modalidades como futsal, basquetebol, andebol ou voleibol. A construção do pavilhão custou um total de 700 mil euros (500 mil financiados pelo QREN e 200 mil pagos pela UP).

O pavilhão recebeu o nome de Luís Falcão, um antigo atleta e professor do CDUP durante 41 anos, falecido em 2008. O espaço desportivo abre as portas ao público em abril, tendo um horário de funcionamento das 10h00 às 24h00. Será gerido pelo Gabinete de Apoio ao Desporto da U.Porto (GADUP).

A inauguração foi uma das iniciativas promovidas no contexto do Dia da Universidade e contou com a presença de José Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto. Marques dos Santos destacou a importância do desporto na vida académica. “A prática desportiva é importante na formação dos estudantes, a universidade não forma só técnicos, forma cidadãos. O desporto também é uma fonte de virtudes”, afirmou o reitor da UP.

José Marques dos Santos revelou ainda que ele próprio foi praticante de várias modalidades no seu tempo de estudante e que teve Luís Falcão como professor. “Foi uma pessoa que me marcou a mim e ao CDUP. Deixar o seu nome para a posterioridade numa obra perene como esta mostra que a cidade do Porto reconhece quem se dedicou a ela”, disse Marques dos Santos.

O reitor da Universidade do Porto revelou uma “enorme felicidade” pela construção do novo pavilhão, esperando que este seja divulgado de forma a que se possa “investir mais na recuperação de todo o espaço desportivo universitário”.

José Eduardo Falcão, filho de Luís Falcão, também marcou presença na inauguração. Agradeceu a “homenagem e carinho demonstrado por todos” e destacou que a utilização do novo pavilhão vem de encontro aos desejos do pai, “que sempre se dedicou a que tudo corresse bem ao nível do desporto nacional”.