O Enemy Graph é a nova aplicação da rede social Facebook. Surgiu para ajudar a criar laços entre todos aqueles que podem não ter gostos semelhantes, mas detestam algo em comum.

O Facebook, rede social conhecida pela possibilidade dos membros, ligados entre si, poderem conhecer os gostos uns dos outros, tinha, segundo Dean Terry, uma falha. Para isso, nasceu o Enemy Graph, uma aplicação gratuita que permite que as pessoas se liguem “através daquilo que não gostam”, diz Dean Terry, na sua página pessoal online.

Com a colaboração de dois dos seus alunos da Universidade do Texas, EUA, Bradley Griffith e Harrison Massey, Dean Terry desenvolveu a aplicação em apenas seis meses, com o objetivo de “explorar as dissonâncias sociais”. Na sua página pessoal, o professor explica que os utilizadores desta aplicação têm agora a oportunidade de expressar quem são os seus “inimigos”. Destaca ainda que, com a EnemyGraph, “qualquer página ou grupo no Facebook podem ser “inimigos”” e que a aplicação “inclui pessoas, sítios e coisas”.

De acordo com o Ionline, a aplicação já está a ter sucesso nos EUA. No top dos “inimigos” estão Rick Santorum (candidato republicano), as páginas do canal televisivo Fox News, o cantor Justin Bieber, o navegador Internet Explorer e o McDonald’s.

Amigos versus inimigos

A palavra “inimigo” tem já sido considerada “demasiado forte” por muitos, mas o criador do projecto argumenta dizendo que “as pessoas também são ligadas por coisas que não gostam” e que, “de um certo modo”, os criadores do EnemyGraph estão a “dar um mau uso à palavra “inimigo”, assim como o Facebook dá uma má utilização à palavra “amigo””.

No entanto, o criador assegura que a aplicação vai ser gerida de perto, de forma a controlar possíveis abusos por parte dos utilizadores. “Alianças entre pessoas em torno de questões sociais e políticas são uma coisa”, mas “há também formas interessantes da ligação com pessoas” que os utilizadores nunca teriam conhecido sozinhos, diz.

Quanto a como surgiu a ideia de criar esta aplicação, Dean Terry afirma que tudo surgiu quando se juntou ao Facebook e a primeira pergunta que lhe veio à cabeça foi “onde é que está a lista de inimigos?”.