O PNL pretende publicar todos os meses conteúdos criados por diferentes "booktokers" para chegar aos mais jovens. A comunidade "BookTok" contribuiu para a venda de mais de 20 milhões de livros.

O Plano Nacional de Leitura já está no TikTok. Foto: Flickr

O Plano Nacional de Leitura (PNL) decidiu aderir ao TikTok para dar voz à comunidade BookTok. A comissária do Plano Nacional de Leitura afirmou que o objetivo é chegar aos mais jovens, através de quem domina a rede social.

“Sabemos que as crianças gostam naturalmente de ler, mas depois na adolescência há algum afastamento dos livros e verificámos que tem havido uma grande popularidade destes conteúdos no TikTok. Portanto, os conteúdos sobre livros são uma das maiores comunidades no TikTok”, disse Regina Duarte ao JPN.

Esta comunidade é composta por criadores de conteúdos que se dedicam à promoção dos hábitos de leitura e de livros na rede social TikTok. Esta é uma das formas de conseguirmos chegar aos mais jovens que estão afastados da leitura. Através das recomendações feitas por outros jovens com os mesmos interesses, facilmente podemos chegar a diferentes faixas etárias”, garantiu a comissária do PNL.

Para dinamizar este projeto a comissária do PNL explicou que foram convidados alguns “booktokers portugueses que já têm um número elevado de seguidores no TikTok. De acordo com o comunicado, foi criado um calendário, no qual é possível ver quem são os booktokers residentes na conta de TikTok do PNL previstos para cada mês.

Mariana Zina, influencer e booktoker, vai ser a primeira curadora no projeto da PNL. Ao JPN, afirmou que para chegar a mais pessoas “tem tentado ser mais criativa e pensado em ideias que fossem não só benéficas para o público-alvo do PNL”, mas também para outros usuários que possam vir a ter interesse na conta de TikTok do PNL. “Produziremos conteúdo divertido e diferente três vezes por semana – às terças-feiras, quintas-feiras e sábados”, explicou.

Na primeira semana, já foram publicados alguns vídeos na conta de TikTok do Plano Nacional de Leitura, e a booktoker “tem sentido o apoio e o crescimento da conta”.

No comunicado, o Plano Nacional de Leitura revela ainda que “a comunidade BookTok tem sido a maior fonte de sugestões de leitura para o público jovem, e com maior impacto na venda de livros”. Kafka, Jane Austen, Oscar Wilde, Sylvia Plath, Albert Camus, Virginia Wolf , George Orwell, e Emily Brontë são “alguns dos autores clássicos que ganharam nova vida com os leitores do BookTok”.

De acordo com a nota, em 2021, a comunidade BookTok contribuiu para a venda de mais de 20 milhões de livros e a reedição de alguns clássicos.

Editado por Inês Pinto Pereira