Os Utentes dos Transportes Públicos do Porto estão do lado dos trabalhadores da STCP, que têm planeada uma ação de protesto esta sexta-feira, dia 27 de julho, na praça da República, às 10h00.

Num comunicado enviado às redações e que será distribuído pela população, o grupo de utentes refere que a luta “é comum”, pois ambos defendem o “caráter público” dos transportes. “Queremos mais e melhores transportes, ao serviço das populações”, diz o comunicado. Nesse sentido, o grupo demonstra, assim, “total solidariedade” para com a manifestação dos trabalhadores da STCP, a que se vão juntar.

“Assistimos ao desmantelamento da STCP e da CP, num processo de reestruturação que visa o corte de serviços e mais despedimentos, passando os utentes a pagar mais por menos oferta”, explicam, acrescentando que os utentes têm, por isso, “razão de queixa” e exigem “respeito por quem não é responsável pela crise”.

A 27 de julho, os trabalhadores vão paralisar em protesto, estando contra a redução da atividade da empresa e exigindo o cumprimento do acordo afirmado com a mesma.

Recorde-se que, no início do mês, os trabalhadores da STCP pediram a intervenção direta do primeiro-ministro na questão da nomeação do novo conselho de administração da empresa, ameaçando com a execução de uma greve indeterminada.

“Solicitamos a intervenção imediata do Exmo. Sr. primeiro-ministro na nomeação do novo conselho de administração, já que não podemos aceitar que a responsabilidade do Governo se limite a cortar os subsídios de férias e de Natal dos nossos trabalhadores e a subir os preços dos tarifários dos transportes públicos”, foi dito pela Comissão de Trabalhadores.