Depois de 250 programas, chega a hora de uma pausa – que se espera breve – para avaliação. Perceber se o “Eng. n’1 min. – Engenharia um Minuto” cativou o público-alvo pretendido e se 60 segundos são suficientes para entender ciência e tecnologia é o objetivo.

Raimundo Delgado, coordenador científico do programa, explicou ao JPN que este é um momento para reflectir e fazer o balanço de um ano de emissão. No entanto, admite que o programa superou as expectativas e espera-se por isso dar continuidade ao conceito, ainda que as condições financeiras neste momento sejam adversas.

O objetivo do programa é simplificar e partilhar conhecimentos de engenharia, por vezes acessíveis apenas a uma elite. A emitir através de três plataformas (rádio, televisão e internet) o “Engenharia num Minuto” chegou a um público geral. Manuel Leal da Rádio Nova acreditou desde de ínicio no programa por ter um formato simples “que não maça o ouvinte“.

Junto da comunidade académica, o impacto da primeira edição do “Engenharia num Minuto” foi positivo, já que é uma forma de incentivar a população em geral a adquirir conhecimento sobre o quotidiano, como explicou ao JPN o estudante Hugo Torres.

Raimundo Delgado acredita que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai dar continuidade ao programa, uma vez que deve ser promotora da divulgação da ciência que se desenvolve em Portugal. Para já os 250 programas do “Engenharia num Minuto” vão ser editados em livro e em DVD.