Em 2012, a Universidade do Porto (UP) destacou-se em mais uma vertente: no pedido de Patentes e Modelos de Utilidade. Ou seja, no pedido para registar invenções feitas por uma instituição.

Neste aspeto, a Universidade do Porto foi a que que fez o maior número de pedidos. Segundo os dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o ano passado, num total de 128 pedidos de invenções feitos, a UP liderou este ranking com 21 – 18 deles como requerente único e outros três em parceria com outras instituições.

Depois, só a Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Superior Técnico (IST) é que conseguiram acompanhar mais de perto a produção da UP, ambas com 16 pedidos feitos. Destaque ainda para a Universidade do Minho (UM) e a Universidade de Aveiro (UA), com 15 pedidos de Patentes e Modelos de Utilidade cada uma.

Os números da Universidade do Porto justificam-se com a produção científica da instituição que, anualmente, é responsável por mais de 23% de todos os artigos científicos publicados
por instituições de Ensino Superior portuguesas.