Até 1 de abril, qualquer jovem – estudante do ensino secundário ou equivalente -, com idades entre os 14 e os 21 anos, pode participar no “bgreen”, um festival ecológico que procura sensibilizar para as questões ambientais através de spots de vídeo criados pelos concorrentes.

As participações devem ser feitas em equipas compostas de um a seis elementos, acompanhados por um professor responsável, que poderão enviar mais do que um spot.

Os vídeos devem incidir sobre questões ambientais, como, por exemplo, a poluição, o aquecimento global, a desflorestação, a escassez de água potável, as energias renováveis ou a reciclagem. Os autores dos melhores vídeos irão participar na Gala do Festival, a 7 de junho, e a equipa vencedora do Grande Prémio bgreen – Ecological film festival, ganha uma viagem EcoAventura aos Açores.

O bgreen // Ecological film festival é organizado pela OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres, de Santo Tirso. Já vai na terceira edição e conta agora internacionalizar-se, para levar o projeto ao estrangeiro e “promover os valores sociais e ambientais por toda a Europa”.