O protocolo foi assinado entre a Federação Académica do Porto (FAP), a Câmara Municipal do Porto (CMP), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Associação regional de Saúde do Norte (ARSN) e a Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas. O objetivo é promover ações de sensibilização para o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas.

António Sousa Lemos, vereador da CMP, frisou a importância deste protocolo, uma vez que “é melhor investir na prevenção do que nos danos”. “Os excessos conduzidos vão ser travados”, acrescentou. Na opinião do vereador, “todos nós devemos dar o melhor contributo para que [a Queima das Fitas] corra bem”.

Outro ponto abordado foi a segurança rodoviária que resulta na iniciativa “100% Cool”, ideia reforçada por Daniel Magalhães, subintendente da PSP do Porto. “A parte da prevenção é fundamental, sendo o protocolo um ponto positivo”, afirmou. “100% Cool” é um projeto que acontece há vários anos e que permite um maior controlo dos jovens condutores sob o efeito do álcool.

Mário Barroso, da Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas, louvou a atitude da FAP por conceber este protocolo e mostrar preocupação para com os jovens. Acrescentou ainda que “os jovens portugueses são os melhores no que toca ao consumo de bebidas alcoólicas, entre os vários países da Europa”.

O representante da Associação Regional de Saúde do Norte frisou a importância da prevenção também ao nível das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’S). “Todos os riscos têm um limite e vamos impôr este como um”, referindo-se às medidas de saúde e higiene dos estudantes.

Durante a cerimónia, foi também entregue o primeiro prémio, no valor de 700 euros, no concurso “Recicla Papel e Plástico e Ganha uma Barraquinha na Queima 2013”, à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que reciclou mais de três mil quilos de resíduos.