“Imagine um fórum onde durante uma semana se juntassem as maiores figuras do cinema para transmitir os seus conhecimentos, imagine seis dias de apresentações, masterclasses, workshops e muito mais à volta do tema do Cinema”. O Fest – Festival Internacional de Cinema Jovem “é isso tudo e muito mais”, descreve a organização.

O festival acontece em Espinho, de 24 de junho a 01 de julho, e junta cineastas, atores e fãs do Cinema, vindos de todo o mundo. Entre as várias atividades, está a exibição de várias curtas-metragens a concurso. O objetivo principal é “promover o trabalho de jovens criadores do mundo inteiro”.

O bilhete normal para fazer parte da plateia custa 2,5 euros mas se é estudante pode ficar por 1,5 euros (o mesmo com o Cartão Jovem). A organização está a cargo da Associação Cultu­ral Fest.

Do festival faz ainda parte o Training Ground, uma espécie de fórum de formação em que são abordados vários temas, desde a escrita do argumento à edição e produção. Conta ainda com oradores como Melissa Leo (atriz vencedora de um Óscar, com “The Fighter”) ou Peter Webber (realizador de filmes como “A Rapariga do Brinco de Pérola”).

Acontece no Centro Multimeios de Espinho, nas mesmas datas do resto do Festival, e qualquer um se pode inscrever. O pack do evento custa 59 euros (sem alojamento) e inclui um passe-livre para todas as actividades do festival. Se só puder estar presente no fim de semana, fica por 39 euros.

Um pitch cinematográfico

Em paralelo acontece ainda o FEST Pitching Forum, em que cada argumentista terá apenas quatro minutos para apresentar o seu projeto aos produtores e as razões pelas quais ele deve ser financiado ou produzido. Já os produtores terão a oportunidade de conhecer novas ideias.

Esta é uma possibilidade de “aumentar as possibilidades de sucesso do projeto”, e de receber feedback “por parte de pessoas com grande experiância na indústria cinematográfica”, diz a organização.

A iniciativa acontece no Centro Multimeios de Espinho, ainda sem data definida. A inscrição implica estar registado também no FEST Training Ground. Depois, basta preencher um formulário e esperar ter lugar.