A convite da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, e em parceria com o Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, Eric Drexler vai estar no anfiteatro 117 da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). A todos a quem a nanotecnologia interessar, por curiosidade ou conhecimento, vão ter a oportunidade de ouvir o “pai” desta ciência da engenharia molecular.

A palestra acontece às 15h30, é de entrada gratuita e tem como mote o tema “Da Engenharia Macromolecular à Produção Automaticamente Precisa”. Eric Drexler vai falar do trabalho que tem vindo a desenvolver e da sua aplicação nas mais variadas áreas. Entre eles, um artigo de 1981, publicado na famosa revista “Proceedings of National Academy of Sciences”, no qual estabeleceu os princípios fundamentais do design molecular, engenharia de proteínas e dos nanossistemas produtivos.

No início, as ideias inovadores deste investigador americano não foram bem aceites, já que revolucionavam a ordem científica estabelecida. Depois da edição de “Nanosystems: Molecular Machinery Manufacturing and Computation“, em 1992, o seu trabalho ganhou uma nova credibilidade e conseguiu o prémio “Best Computer Science Book” [Melhor Livro de Ciência dos Computadores], pela Associação Americana de Editoras.

Drexler, doutorado em Nanotecnologia Molecular (o primeiro doutoramento nesta área em todo o mundo) pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é atualmente professor convidado na Universidade de Oxford. Recentemente, passou ainda a colaborar com o “World Wildlife Fund”, no desenvolvimento de soluções baseadas em nanotecnologia para a resolução de problemas globais, como a energia e as alterações climáticas.