Sofre de insónias? Está constipado? Não tem apetite? Pois bem, a Orquestra Filarmónica do Japão propõe uma terapia alternativa: “The Pill Harmonic”.

“Em sofrimento” pelo facto de cada vez mais pessoas preferirem outros estilos musicais à música clássica, uma das orquestras mais antigas do Japão avançou com uma campanha publicitária para inverter a tendência.

Com o mote de que a música clássica tem propriedades terapêuticas e aumenta a atividade cerebral, são prescritos pequenos “comprimidos” (cartões micro SD) com músicas específicas para cada problema ou doença.

O conceito – desenvolvido por um grupo de criativos da agência publicitária I&S BBDO Tokyo – é o de fazer as pessoas crerem que existe uma música clássica específica para cada pessoa. São 20 pequenos “chips”, em embalagens semelhantes às de medicamentos, cada um contendo uma música – de Brahms, Vivaldi, Rossini, Wagner, Prokofiev, etc. – para outros tantos sintomas.

A campanha ganhou este ano o Leão de Ouro de Design no 60.º Festival Internacional de Cannes de Criatividade.