É já esta terça-feira que decorre a cerimónia de abertura do 9.º Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia, às 21h. Depois disso, 48 equipas de 17 países diferentes vão enfrentar-se em 204 jogos, entre fase de grupos e fase final, durante quatro dias intensos de competição.

Portugal é o país com mais duplas em competição (9), à frente da Polónia (6), Suíça (4), Alemanha (3), França (3), Noruega (3), Áustria (2), Croácia (2) Finlândia (2), Rússia (2) e Turquia (2). Também Bélgica, Bulgária, Espanha, Israel, República Checa e Reino Unido estarão representados.

Até ao momento, pelo menos duas equipas vão representar a Universidade do Porto, no feminino. Joana Resende e Ana Monteiro, da Faculdade de Nutrição (FCNAUP), e Sofia Lima e Marta Esteves, da Faculdade de Medicina (FMDUP) e do Instituto Abel Salazar (ICBAS), respetivamente.

O campeonato, uma competição inédita no nosso país, acontece no estádio montado para o evento junto ao Edifício Transparente. A entrada é gratuita e todos os jogos são abertos ao público.

O campeonato, ao abrigo da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), é co-organizado pela Federação Académica do Porto (FAP), pela Universidade do Porto (UP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) e dura até domingo, 28 de julho. Também a Federação Portuguesa de Voleibol é parceira institucional do evento, no qual colaboram 150 voluntários.

Notícia atualizada às 09h47 do dia 24 de julho