O Bloom já é bem conhecido pelos amantes do Portugal Fashion: um espaço dedicado a dar a conhecer os novos talentos da moda nacional e que, regra geral, surpreende pela qualidade e criatividade. Este ano, mais uma vez, vai marcar presença num dos maiores eventos da moda portuguesa e arranca com o “Concurso Bloom“.

33.ª edição

A 33.ª edição do Portugal Fashion, dedicada às propostas para a coleção Primavera/Verão 2014, acontece já entre os dias 23 e 26 de outubro.

Os novos designers podem candidatar-se até às 17h do dia 8 de novembro e habilitam-se a ganhar não só a oportunidade de ver o seu trabalho desfilar numa das passerelles da próxima edição outono/inverno do Portugal Fashion – que acontece em março de 2014 – como ainda recebem “apoio financeiro e estratégico” – no valor de mil euros – para desenvolver a sua coleção.

“O concurso encontra-se aberto a jovens entre os 18 e os 35 anos, residentes em Portugal e com formação académica nas áreas da moda, confeção e/ou design. Para concorrer é necessário submeter um dossier original, nunca apresentado em público”, lê-se na nota lançada pela organização. Com isto, devem ainda seguir o currículo, “o tema ou conceito das propostas, a memória descritiva, o painel de ambiente e a paleta de cores e materiais utilizados” e outras questões técnicas relacionadas com as peças, explícitas no regulamento do concurso.

Quatro vencedores finais usufruem de apoio financeiro

Na primeira fase deste concurso, o júri selecionará 12 dossiers – até 22 de novembro -, que passam à segunda fase e são convidados a produzir um coordenado até 3 de janeiro de 2014. A partir da avaliação desse trabalho, serão escolhidos apenas oito candidatos que farão parte de um desfile “integrado no calendário da 33.ª edição do Portugal Fashion”, em março de 2014.

No entanto, apenas quatro serão proclamados vencedores e terão direito ao prémio final, que inclui a apresentação da coleção no espaço Bloom em outubro de 2014 e em março de 2015, o “incentivo financeiro” e outras regalias de ordem “técnica, promocional e estratégica”.

O projeto é da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) e acontece desde 2004. “A aposta em jovens criadores” é “um dos pilares da estratégia do Portugal Fashion” e “já foi responsável pelo lançamento no mercado de nomes como Filipe Trindade, Pedro Pinto, Diogo Miranda ou Ivo Calado”.