A partir desta quarta-feira e até domingo decorre, na Ribeira de Vila Nova de Gaia, a segunda edição do “Porto Wine Fest” (PWF). Ao todo são cinco dias de atividades dedicadas ao ex-líbris de Portugal.

Como seria de esperar, o vinho do Porto vai ser o centro de todas as atenções, mas isso não quer dizer que só poderão estar presentes no evento aqueles com idade legal para o consumir. Muito pelo contrário, até porque estão preparadas atividades para os mais novos, como é o caso, por exemplo, de provas de sumos.

Custo e especificidades dos bilhetes

O bilhete do PWF custa 7,5 euros e inclui o copo oficial do festival, cinco senhas para provas nos espaços das marcas de vinho do Porto, uma senha para uma demonstração culinária, uma senha para uma aula prática e uma senha para uma prova comentada. O bilhete para os visitantes entre os 14 e os 17 anos tem um custo de 2,5 euros e os menores de 14 anos não pagam entrada, desde que acompanhados por um adulto com bilhete válido.

No entanto, os mais adultos que prefiram, ainda assim, provar o famoso néctar, poderão fazê-lo em várias oportunidades, sobretudo através das provas de iniciação ao vinho do Porto que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) vai promover em todos os dias do evento. O objetivo, segundo Manuel de Novaes Cabral, presidente do organismo, é “desmistificar algumas ideias pré-concebidas que os consumidores têm acerca do consumo de vinho do Porto e que, muitas vezes, não permitem que usufruam de toda a potencialidade de uma fantástica bebida para todos os momentos”.

Para quem quiser aprender um pouco mais sobre esta prática, as provas comentadas, em que reputados enólogos convidados dão as suas opiniões sobre diferentes vinhos, devem ser tidas em conta. Mas como a bebida puxa a comida, no “Porto Wine Fest” vão estar também presentes restaurantes com oferta de petiscos. Além disso, estão preparadas demonstrações de culinária e ações de gastronomia, que incluem, até, duelos de chefs.

O programa do evento pode ser consultado aqui e os bilhetes podem ser comprados no ticketline, nas três entradas no PWF, nas caves de vinho do Porto, nos hotéis e restaurantes participantes no evento, nos postos de turismo, nos autocarros turísticos da BlueBus, nos barcos da Douro Azul e na FNAC.