Impulsionados pelo projeto 1.ª Avenida, a Casa da Música (CdM) e a Câmara do Porto – através da Porto Lazer – uniram-se para uma “rentrée inesquecível” em setembro. Sábado, dia 6, atua a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), que se faz acompanhar da guitarra de Kurt Rosenwinkel, “um dos nomes mais sonantes do jazz contemporâneo”, lê-se no comunicado. A direção musical fica a cargo de Carlos Azevedo e Pedro Guedes, que estreiam três novos arranjos.

Já no sábado, 7 de setembro, a Orquestra Sinfónica do Porto deixa o palco habitual e traz até à rua um repertório do qual farão parte composições de Strauss, Beethoven, Giacomo Puccini e outros, incluindo do compositor portuense Cláudio Carneyro. “Numa viagem por preciosidades da música sinfónica e árias célebres da ópera italiana”, Mário Alves é o tenor e o maestro Pedro Neves assume a direção musical.

Os concertos começam às 21h30 e são de entrada gratuita. Ao mesmo tempo, no último piso do Edifício AXA, em pleno torreão, há “concertos de natureza mais intimista, chamados de ‘acusmáticos’ – concertos onde se ouve música mas sem músicos”. A programação também é da responsabilidade da Casa da Música, a entrada é gratuita e a lotação está limitada a 15 pessoas por concerto.

Depois da música, há ainda exposições e teatro

Entretanto, também esta sexta-feira, a partir das 22h, os pisos 2, 6 e 7 do edifício AXA abrem ao público “com uma mostra dos resultados dos trabalhos que 15 artistas residentes da 1ª fase do 1.ª Avenida, desenvolveram durante 3 meses”. São pinturas, instalações, performances e até graffitis que estarão patentes até 29 de setembro.

Até 22 de setembro, é ainda imperdível o novo espetáculo do Teatro do Bolhão: uma peça sobre a revolução, o Porto e a juventude. “A revolução dos que não sabem dizer nós” envolve seis artistas e é um texto de Zeferino Mota, com encenação de João Paulo Costa.

Com uma banda sonora que inclui temas de “Le Deserteur”, de Boris Vian, à “Canção do soldado no Cerco do Porto”, de Adriano Correia de Oliveira; acontece de quarta a domingo às 21h30, no 4.º piso do Edifício AXA. A entrada é gratuita mas sujeita a reserva.