“Formou-se recentemente numa universidade? Tem uma grande paixão pela inovação e demostrou isso através da sua tese? Quer conhecer pessoas que pensam da mesma forma e trocar as suas ideias espetaculares com elas? Se a resposta é ‘Sim’, então está convidado a juntar-se à comunidade Future Ideas“.

É desta forma que se apresenta a edição de 2014 do concurso que tem como objetivo premiar os melhores trabalhos académicos. As candidaturas já estão abertas e, assim sendo, quem concluiu licenciatura ou mestrado a partir do ano letivo 2010/2011 pode enviar, até 15 de janeiro, a tese que lhe conferiu o respetivo grau.

Os requisitos do Future Ideas não são muitos. Além de a tese poder ser submetida em qualquer língua – apesar de necessitar, em anexo, de um resumo em inglês, constituído por duas mil a três mil palavras -, para participar, o candidato deve ter-se graduado numa universidade europeia.

As categorias de temas de teses que o concurso privilegia são as seguintes: Inovação Financeira; Tecnologias da Informação e Comunicação Móvel; Design/Moda; Inovação Social; Saúde, Alimentação; Entretenimento, Média e Jogos; Industrial e Tecnologia; Transportes; Técnicas de Gestão da Inovação; Crowdsourcing; Gestão de dados.

Para as melhores teses de cada grau estão preparados prémios monetários bastante atrativos. A melhor tese de mestrado dá direito a cinco mil euros, a segunda melhor concede dois mil euros e a terceira melhor garante mil euros. Já as melhores teses de licenciatura vão ser premiadas com os seguintes valores: primeiro lugar – 2500 euros; segundo lugar – 1250 euros; terceiro lugar – 750 euros. Os finalistas serão anunciados a 15 de fevereiro e os vencedores em março de 2014.