O “U.Frame” – Festival Internacional de Vídeo Universitário – já é uma tradição na cidade do Porto, não fosse esta a sua sexta edição. E é já esta sexta-feira que a ação começa, em específico, na Biblioteca Almeida Garrett.

Durante dois dias (o festival prolonga-se pela tarde de sábado) vão ser exibidos os 39 filmes em competição – três de cinema experimental, nove documentários, dez de animação e 17 de ficção -, realizados por estudantes universitários de vários países, como Malásia, Estados Unidos, Estónia, Israel e, claro, Portugal.

Com isto, o objetivo do U.Frame é divulgar jovens promessas do cinema, apostar na formação de públicos, impulsionar o recurso a formatos audiovisuais inovadores e incentivar o convívio entre profissionais e amadores.

E se isto já não bastasse, também haverá prémios para as melhores produções. Como nas anteriores edições, mantêm-se o grande prémio de mil euros, os prémios de categoria, de 500 euros, e o prémio do público. Contudo, este ano existe mais uma distinção: o “U. Frame Mundi”, atribuído pelos estudantes de Erasmus e de mobilidade que frequentam o ensino universitário no Porto.

Organização

O “U.Frame” – Festival Internacional de Vídeo Universitário – é promovido pela Universidade do Porto em associação com a Universidade da Corunha, em Espanha, a Universidade de Texas, em Austin, nos EUA, e a Universidade Metodista de São Paulo, no Brasil.

Ninguém sai de “mãos a abanar”

No entanto, para que mesmo os que não ganhem levem, do festival, uma “bagagem extra”, nesta edição os visitantes podem participar num workshop gratuito sobre crowdfunding. Intitulado “Até pode ser low, mas tem budget“, vai desenrolar-se em duas partes: “Na primeira, um breve relato na primeira pessoa do promotor de um projeto de documentário financiado com sucesso pela Kickstarter/EUA. Na segunda parte, os promotores da PPL – a plataforma mais relevante de crowdfunding em Portugal – vêm apresentar a plataforma, o processo e truques e dicas para uma campanha bem sucedida”.

Esta informação pode ser consultada no site do festival, local em que também deve ser feita a inscrição para o workshop, marcado para as 10h desta sexta-feira. Já no sábado, também às 10h – no PINC, Polo das Indústrias Criativas da UPTEC (Praça Coronel Pacheco n.º 2) – existe outro workshop, mas, desta vez, a participação tem um custo de dez euros. Direcionado para o webmarketing, vai focar-se em ajudar os participantes a idealizarem uma estratégia para que os seus projetos sejam vistos e partilhados por todos na Internet.