Trata-se do primeiro manual de empreendedorismo social alguma vez publicado em Portugal e, esta terça-feira, às 15h, em parceria com o Instituto de Empreendedorismo Social (IES) e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), vai ser apresentado pela Universidade do Porto (UP), na reitoria.

Designado de “Manual para Transformar o Mundo”, “desafia os empreendedores portugueses a transformar, em apenas dez passos, uma ideia inspiradora numa solução com elevado impacto social”, refere a UP, em comunicado. Desta forma, quem ler o livro poderá encontrar uma espécie de atalho para chegar a soluções para questões como o “envelhecimento, a inclusão social, o diálogo intercultural e o ambiente-sustentabilidade”.

A elaboração deste guia para o empreendedor social já deu origem a um movimento, na Internet, que sintetiza, em determinados aspetos, alguns conteúdos presentes no manual (que também já se encontra à venda), como, por exemplo, dez capítulos para “transformar o mundo”, que estão ligados aos dez passos.

Aqui, pode ser encontrada a seguinte informação: Capítulo 1, “Problema” – definir o problema central; Capítulo 2, “Valor” – criar uma proposta de valor que ajude a solucionar o problema; Capítulo 3, “Solução” – arquitetar uma solução; Capítulo 4, “Sustentabilidade” – definição dos recursos e parcerias que devem ser utilizados para que a solução tenha sustentabilidade; Capítulo 5, “Piloto” – testar uma solução piloto, antes de a aplicar por inteiro; Capítulo 6, “Viabilização” – elaborar um orçamento realista para implementar a solução; Capítulo 7, “Impacto” – identificar quais os resultados para a sociedade que se espera obter; Capítulo 8, “Transformação” – definir as razões e objetivo da mudança que se pretende operar; Capítulo 9, “Crescimento” – desenvolver um plano para a ideia consolidar e crescer; Capítulo 10, “Comunicação” – apresentar ao financiador, de forma enérgica e incisiva, a ideia resultante dos nove passos anteriores.

A apresentação desta terça-feira vai contar com as participações de Carlos Brito, pró-reitor da UP para a Inovação e Empreendedorismo, Luís Jerónimo, da FCG, e Rita Fortunato Baptista, da IES. Além disso, a sessão vai contar com a apresentação, na primeira pessoa, de dois casos específicos de empreendedorismo: o Projeto Arrebita e o Projeto Rios. O programa pode ser consultado aqui.