Uma semana para praticar boas ações. É essencialmente nisso que consiste a “Social Erasmus Week”, organizada pela Erasmus Student Network Porto (ESN Porto) para o período de 11 a 17 de novembro.

Como seria de esperar, os estudantes Erasmus que estão na cidade são os principais participantes da iniciativa, ou não estivesse esta sob o lema “Your opportunity to Change Porto, and let Porto Change You”. Assim, segunda-feira começa com a colocação de uma “Charity Box” na reitoria da Universidade do Porto (UP), “onde os estudantes podem deixar a roupa que já não usam, e que vai ser doada ao Banco de Vestuário da Santa Casa da Misericórdia”, informa a organização, em comunicado.

Inscrição e programação

Quem estiver interessado em participar na “Social Erasmus Week” pode inscrever-se aqui. A programação completa do evento pode ser consultada aqui.

Mas o primeiro dia da semana tem mais para dar. Da parte da manhã, alguns estudantes Erasmus deslocam-se à escola secundária Almeida Garrett para falar sobre os seus países e diferentes culturas, informando os jovens acerca da experiência de estudar no estrangeiro. Segunda-feira acaba com uma doação de sangue, no IPO do Porto.

Para o resto da semana estão reservadas atividades igualmente solidárias. Na quarta-feira, por exemplo, “os Erasmus vão ter a oportunidade de ajudar os sem-abrigo do Porto, no CASA – Centro de Apoio aos Sem-Abrigo. A semana de boas ações termina no sábado, dia 17, com uma tarde de “Free hugs” (abraços gratuitos), na Rua de Santa Catarina.