Depois de esta terça-feira se ter reunido em Braga, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) emitiu um comunicado a anunciar o corte de relações com o Governo, por considerar a atual proposta de Orçamento de Estado para 2014 (OE2014) “uma total alteração aos pressupostos acordados na reunião realizada entre o MEC e o CRUP em agosto passado, evidenciando da parte do Governo”.

Na génese deste tomada de posição está, segundo o CRUP, a “absoluta e inédita falta de comunicação e explicação sobre o valor dos cortes posteriormente efetuados” e o “afastamento do CRUP no processo de reestruturação da Rede de Ensino Superior, negligenciando o trabalho há muito iniciado e já desenvolvido pelo Conselho neste domínio”.

As consequências desta decisão do Conselho de Reitores traduzem-se na suspensão dos contactos com o Governo, bem como a suspensão da “participação em reuniões, com o Governo ou organismos regionais, sobre a reestruturação da Rede do Ensino Superior”, pode ler-se no comunicado emitido pelo CRUP.

No final da reunião que o organismo teve em Braga, António Rendas, atual presidente do CRUP, apresentou o pedido de demissão, devido à “generalizada falta de diálogo por parte do Governo”. No entanto, numa “manifestação unânime de solidariedade”, o Conselho apelou a António Rendas para que “reconsiderasse a sua posição”.