Chama-se “3 Day Startup” (3DS) e já é reconhecido a uma escala global: já aconteceu em quatro continentes, com 1300 alunos envolvidos, e já deu origem a 20 empresas, que obtiveram cinco milhões de euros de investimento.

O conceito é simples: “começar uma empresa de base tecnológica ao longo de três dias”. Para isso, escolhem-se 40 estudantes e “alguns dos melhores empreendedores e investidores do país” e espera-se que, com ideias, tempo, motivação e financiamento, surjam resultados.

Agora, chega ao Porto. Organizada pela StartUp BUZZ, uma associação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), acontece na Universidade Portucalense (UPT) de 22 a 24 de novembro, e outras três decorrerão em simultâneo em Nova Iorque, Quioto e Nova Orleães.

Por cá, o objetivo é que “na sexta-feira se escolham as melhores ideias para se trabalhar e na noite de Domingo faz-se um pitch e apresenta-se um pequeno protótipo. O objetivo é que, com um conjunto de pessoas motivadas, se ganhe o ritmo certo para se sustentar uma empresa para além do fim de semana”, explica Joana Machado, da organização.

O evento é destinado especialmente a estudantes de engenharia informática, economia, MBA’s, direito, design e comunicação. Basicamente, com bons conhecimentos de programação (software), business, design web, comunicação e sistema legal.