A partir de segunda-feira, 13 de janeiro, a Universidade do Porto (UP) inicia um programa de formação proposto pelo Estado brasileiro à instituição, que a escolheu pela reputação internacional, para formar os professores de Ensino Secundário daquele país.

Desta forma, até ao fim do mês, 75 docentes brasileiros estarão nas faculdades de Ciências (FCUP) e de Letras (FLUP) a receber vários conhecimentos que os ajudem, para já, a estar mais bem preparados nas disciplinas de Física, Química e Língua Portuguesa.

Para tal, haverá “aulas teóricas e práticas de especialização em questões como a utilização de meios multimédia na sala de aula, a conceção de experiências modernas de Química e Física, o recurso a quadros interativos e meios de e-learning ou a elaboração de métodos interativos de ensino”, descreve a nota publicada pela UP.

Este programa de cooperação entre Brasil e Portugal faz parte das medidas de apoio à Educação implementadas por Dilma Rousseff e é financiado pela agência nacional brasileira “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES), que despendeu cerca de 300 mil euros para o executar.