A sessão de avaliação do impacto do projeto cultural portuense "1.ª Avenida" decorreu esta quinta-feira, no edifício AXA, onde foi apresentada também a agenda para 2014.

A Avenida dos Aliados e a sua envolvente abriram as portas a 31 de outubro de 2012 para inaugurar o projeto “1.ª Avenida – Dinamização Económica e Social da Baixa do Porto”, resultado de uma parceria entre a Câmara do Porto, através da PortoLazer, e a PortoVivo. O balanço dos dois anos em que decorreu o projeto, direcionado para a dinamização cultural da Baixa do Porto, foi apresentado esta quinta-feira.

A iniciativa atraiu mais de 250 mil pessoas e contou com a participação de cerca de três mil artistas. A sessão de apresentação do balanço final foi moderada por Hugo Neto, administrador executivo da PortoLazer.

O primeiro orador foi Carlos Brito, pró-reitor da Universidade do Porto e responsável pelo estudo realizado. O objetivo do estudo visou “avaliar o impacto deste projeto fundamentalmente a quatro níveis: ao nível da revitalização da baixa, do envolvimento da população, avaliar a perceção do surgimento de produtos e serviços inovadores e também o impacto ao nível das indústrias criativas”, esclarece.

Porto vai ter “residências artísticas”

O presidente da Câmara do Porto disse, esta quinta-feira, após o balanço do projeto “1ª Avenida”, que vão avançar com “residências artísticas” na Sé e em Campanhã. A residência da Sé esta mais avançada, no entanto não deu mais informações sobre os projetos. Salientou ainda que a cidade deve apostar numa “estratégia integrada” entre o turismo e a cultura.

No decurso do projeto, o público frequentador foi, em geral, do sexo masculino, entre 18 e 35 anos, com formação superior e residente na zona do Porto, cuja preferência recaiu sobre a música e as exposições.

A maioria avaliou positivamente o impacto da iniciativa na Baixa do Porto. A apresentação de novos talentos, bem como o número de eventos culturais realizados, foram fatores determinantes para o otimismo em relação ao projeto, fortemente associado à cultura, à arte e à criatividade. Com base nas conlusões, o “desafio” a que se propõe o “1.ª Avenida” está no caminho certo.

Homenagem à street art e aos artistas portuenses

A segunda intervenção foi de Cláudia Melo, diretora artística do edifício AXA, que anunciou os principais destaques da agenda para este ano. A homenagem à street art e aos artistas portuenses dará início, a 30 de abril, ao programa do “1.ª Avenida”, que vai desde exposições fotográficas às oficinas para pais e filhos, passando pela música, pelo teatro e pela dança.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, também marcou presença na sessão. “A cultura é, para nós, a grande chave de saída”, afirmou. “Se calhar, [as pessoas] não gostaram assim tanto como dizem, mas tudo isto contribui para a sua auto-estima, principalmente num tempo em que os cidadãos andam tão tristes”, mas é inegável o “impacto” que já causou, referiu. Para Rui Moreira,”este projeto demonstra que é possível, sem grandes recursos, fazer o que é inesperado”.

O projeto “1.ª Avenida” é cofinanciado pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território do QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e, para 2014, dispõe de cerca de cem mil euros.

Notícia atualizada às 14h09 do dia 14 de março de 2014. Foi acrescentada a caixa de texto com informações dadas pelo presidente da Câmara do Porto após a sessão.