As “Rotas Solidárias” permitem aos turistas, que pretendem algo mais do que apenas visitar a cidade, inserir-se na comunidade local e aproveitar a estadia para participar em atividades sociais organizadas pelas instituições parceiras do programa como a Quercus ou a Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

O programa que pertence à InComunidade, uma cooperativa de solidariedade social da Universidade Católica, nasceu com o objetivo de “ser útil às organizações sociais e às pessoas que beneficiem dos serviços destas”, como explica a responsável, Ana Rial.

Reconhecido pela Câmara Municipal do Porto

O programa “Rotas Solidárias” foi distinguido em 2012 pela Fundação Porto Social da Câmara Municipal do Porto com uma Menção Honrosa no 1.º Concurso de Inovação Social do Porto.

Os turistas têm assim a oportunidade de, por exemplo, ajudar na limpeza do rio ou participar em várias atividades, como a música ou a jardinagem, com pessoas portadoras de deficiência física ou mental. O estudante espanhol Ismael Rodríguez participou no programa durante uma semana e louva a iniciativa da InComunidade que lhe permitiu conhecer a cidade do Porto de outro ângulo.

Através da página do programa, os turistas podem entrar em contacto com a organização e escolher um dos três pacotes de turismo social disponíveis. Os pacotes incluem estadia e atividades turísticas, como visitas guiadas pela cidade, programadas em conjunto com as instituições que colaboram com a InComunidade neste programa criado em 2011.