O mais recente relatório da GIGAOM para a Comissão Europeia mostra que os app developers europeus têm capacidade para se tornarem líderes globais em 2018.
Segundo o relatório “Sizing the EU App Economy”, os criadores europeus e americanos apresentam o mesmo nível de receitas (cerca de 40% cada) para os seus mercados.

Mercado de sucesso em Portugal

Segundo a Apps Portugal – Diretório de Apps Portuguesas, Portugal conta com mais de 1.700 aplicações móveis de origem nacional, sendo que a maioria marca presença nos mercados internacionais:

BIODROID

Com origem em Lisboa em fevereiro de 2007, mas em Leiria desde 2013, a Biodroid desenvolve aplicações e jogos online para os mais diversos formatos e públicos. Destacam-se as aplicações “Cristiano Ronaldo Freestyle”, “Billabong Surf Trip” e “The Activision Decathlon”, desenvolvida em parceira com a Activision, uma das principais editoras de jogos a nível mundial.

CLOSER SOLUTIONS

A empresa portuguesa Closer lançou-se no mercado internacional com HotzNow. A aplicação permite ao utilizador ter informação sobre restaurantes, hóteis, museus ou outros locais a partir do lugar onde o utilizador se encontra. HotzNow foi distinguida internacionalmente em 2011, com o segundo lugar nos prémios “Best App Ever Awards”.

LANDKA

Com a aplicação Back in Time, uma viagem pela história do universo, a empresa portuguesa surge no ranking das dez melhores aplicações para iPad do The New York Times.

FACEBOOK PHOTOWALL

Exclusiva para Windows 8, a aplicação Facebook Photowall , criada pelo português Fábio Ferreira, dá a possibilidade ao utilizador de ver as fotografias dos amigos de forma diferente à da rede social.

NIIIWS

A start-up portuguesa niiiws desenvolveu uma aplicação exclusiva para iPhone e iPad que organiza as notícias de forma personalizada, segundo o destaque atribuído pelos leitores nas redes sociais. A app conta com distribuição em Portugal e em mais sete países, como a Rússia, Estados Unidos e Irlanda.