Longe vão os tempos em que se acreditava que uma mentira podia tornar o nariz maior. O boneco de madeira saiu da oficina há 74 anos, mas continua a inspirar filmes, peças de teatro e marionetas. Sandra Nunes fez da fantasia realidade e deu também vida ao Pinóquio da Disney.

Atriz há vários anos e responsável pela organização “Sapoleta Dança Artes Circences“, estreou em 2003 a peça “Pinóquio, História de uma marioneta”, onde representou e construiu os bonecos que contaram a história original do italiano Carlo Collodi.

“Quando começo a fazer um boneco, vou fazendo e depois na minha cabeça o espetáculo já começa a acontecer”

O Pinóquio de Sandra Nunes pode não ser de madeira, mas também começou a falar a partir da esponja, pasta de papel e latéx. Apesar de estar ligada à representação, a atriz não esconde o gosto pela “conceção dos objetos” e pela própria cenografia: “Quando começo a fazer um boneco, eu vou por aí fora, vou fazendo e, depois, na minha cabeça, o espetáculo já começa a acontecer, já começo a imaginá-lo”.

A “Pinóquio, história de uma marioneta”, foi apresentada aos mais novos no espaço Sintranima e animou, de facto, as crianças presentes: “Eles gostaram imenso… Nós tentamos às vezes simplificar as coisas, mas eles conseguem logo perceber aquilo que nós estamos a tentar transmitir”.

O lema da história nunca é esquecido e, apesar de ser Dia das Mentiras, nem aqueles que trouxeram o Pinóquio para a realidade podem enganar. “Estando a representar uma verdade ou não, não podemos pensar que é mentira”, mesmo quando é 1 de abril e a personagem principal é o Pinóquio, refere Sandra Nunes.