A organização do I Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura (ENEA), que, durante quatro dias e até este fim-de-semana, povoou a cidade do Porto, partiu da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), que brindou a estadia dos futuros arquitetos com uma série de atividades que lhes permitiram conhecer melhor a história arquitetónica da Invicta.

Além de um conjunto de conferências, que contou com a presença de alguns ilustres arquitetos da Escola do Porto, como Camilo Rebelo e Graça Correia, o ENEA reuniu, também, arquitetos de várias gerações num colóquio onde a troca de experiências foi o enfoque principal.

No segundo dia de ENEA, o JPN acompanhou os estudantes numa visita a vários pontos-chave do Porto, nomeadamente ao Bairro da Bouça, à Sé do Porto, ao Edifício Burgo, na Avenida da Boavista, e aos jardins e Museu de Serralves. Muito mais do que o natural cariz pedagógico, a visita proporcionou uma maior aproximação entre os alunos e a cidade.

Para além da FAUP, o I ENEA teve ainda a participação de estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL), do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), da Faculdade de Ciências da Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e da Universidade da Beira Interior (UBI).