A Casa da Arquitectura abriu um concurso para a atribuição de uma dezena de bolsas de investigação para doutoramento, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. As bolsas estão direcionadas às áreas da Arquitetura, Urbanismo e Território, em especial para o estudo de acervos.

A Casa da Arquitectura foi criada em 2007 e está localizada no antigo quarteirão da Real Vinícola. Foto: Filipa Guimarães/Wikimedia Commons(CC BY-SA 4.0)

A Casa da Arquitectura abriu um concurso, esta quinta-feira (21), para atribuir dez bolsas de investigação para doutoramento para o estudo de acervos da instituição. As candidaturas estão abertas até às 23h59 de 3 de junho deste ano. 

Segundo um comunicado de imprensa, as bolsas “destinam-se às áreas de Arquitetura, Urbanismo, Território, com especial relação aos acervos, espólios e coleções da Casa da Arquitectura e conteúdos relacionados com a teoria, história e prática da arquitetura, tecnologia construtiva, sustentabilidade e economia energética ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI)”. 

A Casa da Arquitectura é a entidade de acolhimentos dos bolseiros, portanto, os objetivos das investigações devem “estar enquadradas no plano de atividades e estratégia da instituição” , lê-se ainda no comunicado. As bolsas são financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e estão inseridas no protocolo de Cooperação para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para estudantes de doutoramento, uma parceria entre as duas entidades.  

As bolsas têm duração anual e são renováveis até ao máximo de quatro anos. Podem participar no concurso candidatos inscritos ou com as condições necessárias para se inscreverem num programa de doutoramento; os candidatos devem pretender atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em alguma universidade nacional. O concurso está aberto para cidadãos nacional e estrangeiros, desde que apresentem registo de reconhecimento dos graus académicos obtidos por instituições de ensino superior 

Segundo Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura, o lançamento das bolsas quer concretizar o “compromisso da Casa da Arquitectura de promover e fomentar a investigação em torno da arquitetura e dos acervos à sua guarda, abrindo assim a possibilidade de produção de novo conhecimento científico”.

O arquivo da Casa da Arquitectura conta com 14 acervos/espólios e três coleções de arquitetura com mais de 240 autores e doadores envolvidos, cerca de 3700 projetos, aproximadamente 135 mil documentos analógicos e 180 mil documentos digitais. 

Editado por Filipa Silva