O Dia Mundial do Teatro celebra-se esta quarta-feira com visitas guiadas, peças especiais e leituras encenadas. O JPN dá-lhe a conhecer os principais eventos que se vão realizar no Grande Porto.

Os interessados vão poder visitar espaços habitualmente interditos ao público. Monica Silvestre

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, que se assinala esta quarta-feira (27), as salas de teatro do Grande Porto convidam o público a assistir a peças e leituras encenadas e a participar em visitas guiadas. As cortinas abrem, as luzes entram e, para os mais curiosos, também os bastidores convidam à entrada. O JPN reuniu algumas sugestões de eventos que vão acontecer no Grande Porto.

Visitas, ensaios e leituras encenadas no Teatro Nacional São João

A partir das 10h00, o Teatro Nacional São João vai ter visitas guiadas pelo interior do edifício e pelos bastidores do Mosteiro São Bento da Vitória, onde têm decorrido ensaios de algumas peças. Depois de duas semanas a ensaiar no Mosteiro, Nuno Cardoso apresenta às 14h00 um ensaio técnico da peça que encena: “Fado Alexandrino”, de António Lobo Antunes. O ensaio começa às 14h00 e é aberto ao público.

Às 21h00, no Teatro Carlos Alberto, Nuno Cardoso conduz “Crepúsculoum conjunto de leituras integrado no projeto Theatre for Democracy. No âmbito da rede europeia de teatros “Between Lands, os textos encenados vão resgatar inquietações de quatro jovens dramaturgos europeus. Como eco do passado e reflexo de um futuro não tão distante, retrata-se a homofobia, o racismo, a plutocracia e os nacionalismos. Num cruzamento entre a democracia e os seus perigos, o espetador é convidado a refletir sobre os fatores que têm colocado em causa os ideais democráticos.

A democracia, os seus perigos e fragilidades estão no centro dos escritos de Francesca Lancelotti (“Outdefining”), Gurshad Shaheman (“A maré sobe”), Stuer Dhaenens & Vanden Broecke (“Rexit!”) e Denise Duncan (“93 Metros de Comprimento)”.

As atividades são gratuitas com lotação limitada. A inscrição é obrigatória.

Seiva Trupe a manter o teatro vivo

A companhia de teatro Seiva Trupe vai homenagear António Reis, um dos seus fundadores que morreu em 2022. Para além disso, vai ser também apresentado um novo site.

No mesmo dia, o público vai ter a última oportunidade para assistir à peça de teatro “Uma Noite de Solidão no Capim” de Castro Guedes, na sala Perpétuo, no Porto. As portas abrem às 19h30.

Antes da estreia da peça, o JPN esteva à conversa com o encenador e os atores Óscar Branco e Fernando André para saber mais sobre a temática do texto interpretado. É um teatro “sem complexos à guerra colonial” que reúne dois homens que representam dois lados opostos da guerra. O medo da morte e do próprio capim escuro onde se encontram leva-os à cooperação e ajuda mútua. De uma suposta relação de conflito, nasce uma amizade e empatia pelo outro. Os preconceitos morais e as barreiras sociais desaparecem nesta peça, que explora o acesso à humanidade do outro ainda que em lados e ideologias opostas. O preço dos bilhetes varia entre quatro e seis euros.

Seiva Trupe vai homenagear António Reis, um dos seus fundadores que morreu em 2022.

Um espetáculo de marionetas no palco de Ermesinde

No Fórum Cultural de Ermesinde, o Teatro de Ferro apresenta “Dura Dita Dura” para celebrar o Dia Mundial do Teatro. Esta peça fala sobre um menino cresce numa terra esquecida, mas que é constantemente vigiada. A vivacidade da criança contrasta com o silêncio de um país reprimido. Neste espetáculo de marionetas, o público poderá refletir sobre a ditadura através do olhar de uma criança, num país onde até as paredes tinham ouvidos.

A encenação, cenografia e marionetas são de Igor Gandra. Promovida pela Câmara Municipal de Valongo, a peça tem início às 21h30 e a entrada é livre.

Na Maia, reflete-se sobre o que é e o que deveria ser o teatro

A mostra “Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores” começou na última sexta-feira (22) e termina esta quarta-feira, dia em que se assinala o Dia Mundial do Teatro (27). A iniciativa, que se realiza no Grande Auditório do Fórum da Maia, visa também homenagear a Revolução dos Cravos e uma das suas figuras mais emblemáticas desse período, Salgueiro Maia. A entrada é livre e tem início as 21h30.

Os interessados vão poder assistir a “Abril em Nós“, apresentada pela companhia Pé no Charco. A peça é um espetáculo baseado na trilogia de José Leitão, que fala sobre assuntos como a Revolução dos Cravos e a transformação que se verificou em Portugal depois desse acontecimento. O evento termina com a leitura da mensagem do Dia Mundial do Teatro pela Oficina de Teatro da Maia. A mensagem vai ser dirigida para profissionais e amadores da área, numa reflexão sobre a importância desta arte: o que é e o que deveria ser o teatro.

Em Gaia, vai a palco “As Cidades e as Serras (Não é Eça)”

Já o auditório Municipal de Gaia abre as portas na quarta-feira às 21h30 e recebe em palco A Cidade e as Serras (Não é Eça)“. A peça, encenada por Ricardo Alves, é uma cocriação do Teatro do Montemuro e Teatro da Palmilha Dentada, em coprodução com o Teatro Viriato.

A peça decorre numa aldeia – Terras de Sol Posto -, onde residem apenas dois habitantes – Idalécio e Amândio. Um dia, a esta aldeia, chegam os interesses económicos personificados em dois indivíduos empreendedores. O primeiro com a intenção de criar um lar de terceira idade, o segundo com a intenção de criar uma mina de lítio. Face ao súbito interesse nesta região remota, a comunicação social desloca-se para a região para falar sobre o assunto. A entrada é gratuita.

Teatro Constantino Nery, em Matosinhos

Em Matosinhos, o Teatro Constantino Nery assinala este dia com visitas guiadas pelo interior do edifício. Espaços habitualmente interditos ao público, como áreas técnicas, camarins ou salas de ensaios, vão poder ser visitados. Nas sessões das 11h00 e das 15h00, é necessária marcação prévia. Para a sessão das 19h00, não é preciso marcação, mas a participação é limitada a um total de 20 pessoas.

Editado por Inês Pinto Pereira