A situação vai ser reavaliada na quarta-feira. A CMP está a “acompanhar permanentemente” a situação para assegurar a implementação de “todas as medidas preventivas e de segurança adequadas".

A situação vai ser reavaliada na quarta-feira.

A situação vai ser reavaliada na quarta-feira. Foto: Flickr

A Avenida D. Carlos I, no Porto, está fechada ao trânsito pedonal e automóvel, desde as 20h00 desta segunda-feira (25), devido ao mau tempo. A situação vai ser reavaliada na quarta-feira (27).

Na sua página oficial, a Câmara Municipal do Porto (CMP) afirmou que a circulação na zona da barra do Douro está interrompida “por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens”.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Porto vai estar sob aviso amarelo entre as 15h00 e as 21h00 de terça-feira e entre as 9h00 e as 21h00 de quarta-feira, devido ao vento forte, com rajadas até 85km/h.

A agitação marítima vai também estar “forte”, prevendo-se ondas de noroeste que podem atingir, no máximo, 12 metros de altura. O Porto encontra-se sob aviso laranja entre as 15h00 horas desta terça-feira e as 9h00 de quarta-feira. O município refere ainda que é esperado um “aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar”.

Apesar de ainda não ter sido emitido nenhum aviso relativo à precipitação, “são esperados períodos de chuva, por vezes forte, entre os dias 26 e 30 de março”.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população o cumprimento das “medidas preventivas e de proteção” e alerta para “a adoção de comportamentos adequados”, de forma a “minimizar o risco existente”.

Para isso, é pedido o respeito pelos “perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes e praias, nomeadamente na Avenida de D. Carlos I, Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu ou outros que venha a ser necessário implementar” e um “especial cuidado” ao pé “da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais”.

A Proteção Civil Municipal alerta ainda para o “não atravessamento de zonas inundadas” e que não se pratiquem “atividades relacionadas com o mar ou nas zonas costeiras” como, por exemplo, pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Além disso, é recomendável que se evite o estacionamento de veículos “junto da orla costeira”, a “circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas” e pede-se também a adoção de uma “condução defensiva”.

A CMP vai continuar a “acompanhar permanentemente” a situação para assegurar a implementação de “todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários”.

A situação vai ser reavaliada na quarta-feira. Segundo o município, o trânsito vai ser restabelecido “logo que as condições do mar o permitam”.

Editado por Inês Pinto Pereira