Álvaro Siza Vieira, um dos mais emblemáticos arquitetos portugueses, comemorou 90 anos a 25 de junho. É uma figura de grande relevância para a FAUP - tendo, além de lecionado, projetado o edifício -, que a organizou, esta quarta-feira (28), dois eventos no âmbito da data. O JPN foi até à FAUP para perceber quais as influências, e marcos, que o mestre de arquitetura deixou em alunos e professores.

Álvaro Siza Vieira comemorou o seu o 90.º aniversário no último domingo (25). Para assinalar a data, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) organizou dois eventos para esta quarta-feira (28): uma exposição e uma conferência, guiada pelo arquiteto Kenneth Frampton, especialista em arquitetura e, em particular, na obra de Siza.

O evento principal é intitulado de “Architects don’t invent anything” e tem como ponto de partida o projeto para o Museu J. Paul Getty, de Álvaro Siza e Peter Testa. Tem início marcado para as 18h30, na Galeria da FAUP, e é de entrada livre – mas limitada à lotação da sala.

Serão ainda instalados, também na galeria, 90 desenhos feitos por estudantes do Mestrado Integrado de Arquitetura – uma iniciativa que conta com a curadoria de José Manuel Barbosa, em colaboração com Armando Ferraz e Nuno Sousa.

 Álvaro Siza é o mais premiado arquiteto português e o primeiro a ter conquistado um Prémio Pritzker (equiparado ao Nobel da Arquitetura). Aquando da sua formação, teve ainda influências de Fernando Távora, de quem foi “discípulo”, e com quem colaborou entre 1955 e 1958. Ensinou na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) entre 1966 e 1969 e posteriormente na FAUP – edifício que desenhou e onde deu a sua última aula em outubro de 2003. 

Editado por Ângela Rodrigues Pereira