O Porto for Talent Summer Academy regressa para a sua terceira edição. De 4 a 8 de setembro, os estudantes do ensino superior vão ter a oportunidade de ficar a saber mais sobre o mercado de trabalho – com base em experiências reais. Promovida pelo Município do Porto e pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o evento tem como objetivo icriar relações de proximidade entre empresas e jovens.

Qualquer pessoa que se encontre a frequentar um ciclo de estudos – CTeSP, Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado ou Doutoramento –, numa instituição de ensino superior do Porto e Norte, no ano letivo de 2023/2024, poderá participar. Entre as atividades incluídas constam Career Workshops, Life Talks, Meeting Points, Career Sunsets, Learning Community e Get Together.

Nesta terceira edição, os candidatos podem inscrever-se na modalidade de “full ticket” ou “short ticket“. Os bilhetes concedem tipo de acesso diferentes: o”short ticket” dá acesso a Career Workshops, a Learning Community, Life Talks e Get Together; já o “full ticket”, além destas, permite ir também a Meeting Points e Career Sunsets. Sendo as vagas limitadas, será considerado como critério de seleção a ordem de inscrição

Quanto à programação, as Career Workshops (Workshops de Carreira) são promovidas logo no arranque da semana. Tratam-se de um momento onde os estudantes vão poder falar sobre diferentes modelos de carreiras e percursos, desconstruir mitos, contactar com outros colegas e fazer escolhas sobre as empresas e profissionais com quem vão querer contactar.

De seguida será desenvolvida a Learning Community (Comunidade de Aprendizagem), que dará aos participantes guias de auxilio. Estas visam contribuir para preparar, eficazmente, o contacto de estudantes com as empresas e profissionais. Além disto, os Meeting Points (Pontos de Encontro) vão consistir em visitas a empresas de diferentes setores de atividade e dimensão, que permitirão aos estudantes a possibilidade de questionar e contactar profissionais.

Já os Career Sunsets (Sunsets de Carreira) serão conversas informais, de fim de tarde, entre um painel de profissionais de uma empresa e um grupo de estudantes. Com o mesmo propósito realizar-se-ão as Life Talks (Conversas de Vida), que também querem incentivar conversas, mas individuais, permitindo ao jovem conhecer melhor a função, historial académico e opções de carreira de um profissional. Desta forma, permite-se um conhecimento realista do contexto e mercado de trabalho. Para finalizar, na agenda consta um momento de interação entre todos os envolvidos – o Get Together.

Dado o mote de aproximação entre os estudantes e as empresas, o formato presencial é preferencial, excetuando casos em que não se verifiquem as condições necessárias para este modelo. Apesar disto, as Life Talks serão sempre realizadas remotamente, sendo a presença de um membro da equipa organizadora condição obrigatória.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira