De forma a proporcionar uma experiência na área da investigação, o INESC TEC lançou novos estágios de verão com 30 vagas. As candidaturas decorrem até 20 de junho.

A sede do INESC TEC está localizada no campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foto: BIP/INESC TEC

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), através da iniciativa “Estágios de Verão INESC TEC”, abriu um novo concurso para estágios de verão, de modo a aproximar os estudantes da investigação. As candidaturas decorrem até ao dia 20 de junho e, ao todo, serão selecionados 30 estudantes do ensino superior.

Os estudantes de licenciatura e mestrado selecionados vão realizar diversas atividades de iniciação à investigação nas áreas da Energia, Engenharia Informática e Robótica. O principal objetivo é dar, a estes jovens, a oportunidade de terem uma primeira experiência de investigação e de trabalharem num ambiente profissional, de forma a estarem mais aptos a resolver problemas e poderem concluir as suas formações académicas, refere o INEC TEC.

Quanto ao método de escolha dos candidatos, Sara Brandão, técnica especialista sénior do INESC TEC, explicou ao JPN que “um painel de investigadores avaliará todas as candidaturas submetidas, tendo em conta a área de investigação preferencial e a motivação para a realização do estágio”. As candidaturas aceites vão, assim, depender da correspondência entre os interesses do candidato e a lista de oportunidades existentes nas diferentes áreas. A responsável reforçou ainda que, no caso de ser necessário, “poderão vir a ser solicitadas entrevistas ou informações adicionais” como, por exemplo, CV ou dados sobre o percurso académico.

Todo o processo de avaliação e seleção vai começar no dia 21 de junho e “prevê-se que demore no máximo sete dias”. Sara Brandão mencionou que, posteriormente, os candidatos “serão notificados dos resultados por correio eletrónico”.

No site oficial do INESC TEC, Aníbal Matos, administrador do INESC TEC e responsável por esta iniciativa, afirma que “os estudantes terão ainda oportunidade de desenvolver competências transversais, tais como espírito de colaboração, cooperação e trabalho em equipa. Perspetivas futuras para prosseguir os estudos, alternativas de desenvolvimento de carreira e eventual possibilidade de futura colaboração, serão naturalmente proporcionadas durante o decorrer dos estágios”.

Cada estágio vai ter a duração de um mês. Os estudantes podem realizá-los de acordo com a disponibilidade que tiverem, uma vez  que os estágios vão decorrer no período entre 10 de julho e 15 de setembro.

Os alunos podem, nalguns casos, utilizar os estágios para garantirem equivalências com estágios curriculares, que estejam incluídos em algumas licenciaturas relacionadas com as áreas da Energia, Engenharia Informática e Robótica de instituições que tenham essa circunstância prevista fruto da sua ligação ao INESC TEC.

No final de maio, o instituto já havia encerrado uma primeira fase de candidaturas na área de Telecomunicações e Multimédia, tendo sempre em vista a aproximação dos jovens às carreiras de investigação.

A inscrição para os estágios pode ser feita através do preenchimento do formulário que se encontra no site do INESC TEC.

Editado por Filipa Silva