A iniciativa Open House Porto, organizada pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, regressa no próximo fim de semana (1 e 2 de julho). Assinalando a sua 8.ª edição, surge para exibir e promover a arquitetura e o património edificado no distrito.

O evento tem como principal objetivo desconstruir as barreiras existentes entre a arquitetura e o público não especializado na área. Ao longo dos dois dias, os visitantes são convidados a descobrir 52 espaços emblemáticos, distribuídos pelas cidades envolvidas no projeto – Matosinhos, Porto, Maia e Vila Nova de Gaia. A entrada é gratuita e o roteiro pode ser adaptado às preferências de cada um.

As visitas têm três formatos diferentes podendo ser feitas de forma livre, acompanhada ou comentada. As duas últimas contam com a formação de grupos, que serão orientados ou por uma equipa de voluntários ou pelos autores dos projetos. O acesso aos espaços não necessita qualquer tipo de inscrição e é feito por ordem de chegada.

Além de contar com o apoio dos quatro municípios envolvidos, o evento é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus, que vão promover algumas atividades, igualmente gratuitas, de modo a dar a conhecer novas perspetivas de exploração e ocupação dos espaços.

A curadoria ficou ao encargo de  Pedro Baía e Magda Seifert. Este ano o certame tem como referência um texto de 1956, escrito pelo arquiteto Nuno Portas, intitulado “A responsabilidade de uma novíssima geração no movimento moderno em Portugal”, lê-se no site oficial do evento. Nesta obra, dirigida à nova geração de arquitetos, o autor propõe-se a interrogá-los “não só nas suas ideias e intenções, mas sobretudo nas suas obras”.

Assim, a mais recente edição pretende dar aso a novas leituras e interpretações de trabalhos realizados por “novíssimas gerações de arquitetos”, cujas obras foram sendo projetadas e construídas ao longos dos tempos.

Com foco nesse propósito, há três linhas de seleção curatorial: “novíssimos”, “novos novíssimos” e “novíssimas obras”, termos que remetem para a época específica em que cada obra foi criada. Posto isto, “novíssimos” correspondem a obras que são, atualmente, celebradas e reconhecidas, mas, aquando da sua criação, os arquitetos em questão ainda estavam a iniciar o seu percurso. Exemplos disso são a Casa de Chá de Matosinhos, de Álvaro Siza Vieira e a Escola do Cedro, em Vila Nova de Gaia, de Fernando Távora.

Já os “novos novíssimos” dizem respeito à geração de arquitetos e aos projetos construídos após 1983, tais como o Atelier Local, o Fala Atelier e o Depa Architects. Por fim, as “novíssimas obras” analisam os projetos realizados nos últimos cinco anos, como as novas instalações do ESAP, por Fátima Fernandes e Michelle Cannatà, o projeto da Casa Submarino de Ivo Poças Martins e a reabilitação do Mercado do Bolhão, de Nuno Valentim e Rita Machado Lima.

O “Open House”, realizado exclusivamente com o apoio de voluntários e de especialistas, foi criado em Londres, em 1992, por Victoria Thornton. Nos dias de hoje, a iniciativa, que soma já mais de 20 anos de história, foi adotada por mais de 50 cidades espalhadas por todo o mundo.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira