Erasmus + é o nome do novo projeto comunitário da União Europeia, que vem substituir os antigos programas Erasmus e Leonardo da Vinci. Com o objetivo de convencer os mais jovens a apostarem neste novo programa, a Comissão Europeia definiu, para dia 21 de maio, uma sessão de esclarecimentos, online, através do chat da rede social Facebook.

Erasmus 2.0?

Em 2013, Bruxelas decidiu acabar com o programa Erasmus por falta de verbas. A solução passou pela criação de um projeto destinado a programas de formação no estrangeiro, durante os próximos sete anos. Inserido num pacote de 14,7 milhões de euros, surge assim o Erasmus +. Segundo a Comissão Europeia, trata-se de um aumento de 40% em relação ao orçamento anterior, uma proposta aprovada num ano em que o desemprego entre os jovens europeus bateu recordes.

Todos os seguidores da página Erasmus + vão ter acesso à conversa, que começa às 10h, em Portugal. Quem não tiver disponibilidade, ou vontade, de falar online com funcionários da Comissão Europeia, tem a hipótese de colocar qualquer questão usando a hashtag #ErasmusPlusChat, no Twitter ou Facebook. As dúvidas a serem esclarecidas vão desde as modalidades, estágios, prazos e destinos.

O novo projeto europeu engloba 135 mil bolsas para formação em países de outros continentes. A Europa já não é o limite, até porque, em tempos de crise, a maioria de destinos europeus é menos promissora para quem usa o programa como entrada no mercado de trabalho internacional.