Tem uma ideia para acabar com as ideias pré-concebidas sobre os bairros ou para acabar a exclusão de seniores institucionalizados? Então este concurso é para si. A Câmara do Porto, através da Fundação Porto Social e em parceria com a ESLider, quer “promover a criação de valor partilhado entre diferentes atores da cidade do Porto: organizações do terceiro setor, cidadãos empreendedores, entidades públicas e privadas”.

“O objetivo principal é mobilizar os cidadãos para resolver problemas concretos identificados por organizações do terceiro setor”. Ou seja, depois de, numa primeira fase, as organizações identificarem e apresentarem problemas concretos – que este ano são nove e podem ser encontrados na página online da iniciativa – os cidadãos podem começar a enviar propostas de solução, até 31 de julho.

Três mil euros e acompanhamento para a ideia vencedora

Serão depois, até setembro, selecionadas 10 ideias por desafio. Entre os critérios de escolha, estão, por exemplo, o “grau de inovação da ideia apresentada”, a “adequação da ideia ao problema”, a “capacidade de gerar impacto social sistémico”, ou o “perfil do empreendedor”. Aos seus proponentes será disponibilizada mentoria e formação e, por fim, a possibilidade de apresentar as soluções diretamente às organizações.

É então selecionada a melhor para cada desafio, há uma nova fase de mentoria para as equipas de cidadãos mais organizações e, por fim, a apresentação final dos projetos com a escolha do vencedor do concurso. O afortunado terá direito a três mil euros e apoio e acompanhamento na implementação da solução, no valor de cinco mil euros.

Podem candidatar-se pessoas singulares, individual ou coletivamente; com idade mínima de 18 anos, “completos até à data do término do prazo de apresentação das candidaturas”. A ideia deve ser inovadora e sobretudo original, “sendo os seus proponentes responsáveis, em todos os termos legais, pela sua autoria”.

De esclarecer ainda que “não é permitido ao empreendedor estabelecer contacto com a organização nesta fase, nem ter com ela qualquer vínculo profissional ou outro”.